Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Você deixa suas filhas brincarem sozinhas? Veja como vale a pena!

09 de Março de 2017 | Vou Ser Pai

Duda e Gabi depois de se maquiarem sozinhas | Foto: Arquivo pessoalPor estes dias eu estava conversando com uma psicóloga sobre a linha que divide o "dar atenção demais" e o "largar a criança de lado" quando elas estão brincando. A Duda e a Gabi brincam muito sozinhas, entre elas, inventam brincadeiras, sobem em móveis como se fossem meios de transporte, brincam muito de mamãe e filhinha e por aí vai. 

A psicóloga me disse assim: Fernando, é muito bom que suas filhas consigam brincar sozinhas, é sinal de que elas estão bem emocionalmente. Elas estão bem consigo mesmas e não precisam o tempo todo da presença dos pais por perto para se desenvolverem. 

Neste final de semana, elas estavam comigo na Serra da Moeda. A casa lá tem dois andares. Eu estava no andar de baixo e as duas subiram. Eu pensei: "Não vou subir, deixa as duas se desenvolverem" (risos!).

Mas aí entrou aquele silêncio. Pode saber, criança calada demais está aprontando. Então eu subi para ver o que estava acontecendo – o quarto tinha virado um salão de beleza e elas estavam se maquiando para uma festa. Elas não me viram, eu fiz de conta que não fui lá e deixei rolar para ver o resultado. (Que é esse aí da foto!).

Elas desceram e fizeram a maior festa, me mostrando aquela maquiagem toda, como se fosse realmente uma conquista para elas. Tipo: "Papai, a gente fez isso tudo sozinhas, olha!"

E o mais legal disso tudo é ver que, com apenas 5 e 3 anos de idade, elas já se viram, já procuram as coisas que querem, se maquiaram (tudo bem, ficou um pouco esquisito!), mas eu achei tudo isso muito legal e posso concordar com a tal psicóloga: as crianças precisam brincar sozinhas. Temos que ter o cuidado de não sufocá-las e deixá-las se desenvolverem. Vai ser bom para todo mundo! 

E você, como lida com isso?