Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Os alunos com atitudes desafiadoras são os que mais precisam de ajuda

09 de Outubro de 2018 | Educação Emocional
menina-sala-aula-child-830988_1280.jpg (76 KB)
Foto: Pixabay

 

Por Danielle Gomes

“A educação só é possível com crianças que olhem com esperança e alegria para o futuro”. Alfred Adler

A educação é a mola propulsora para um mundo melhor. Para uma educação efetiva é importante criar ambientes em que os alunos experimentem uma sensação de pertencimento, independência e crescimento.

Quando os alunos se sentem integrados a uma escola, quando são incentivados e percebem que outras pessoas acreditam e confiam em sua capacidade, possuem maiores chances de serem bem sucedidos.

Os alunos tomam decisões baseados em suas percepções acerca de suas experiências de vida. Possuem a necessidade de serem aceitos e se sentirem importantes. Porem, não possuem a consciência de que estão tomando essas decisões. Existe uma preocupação em receber aprovação e cumprir expectativas.

Pais e professores transmitem aos alunos mensagens profundas, muitas vezes implícitas, causando um grande impacto em seus comportamentos. Pesquisas já demonstraram que as punições e recompensas tão usadas em nossa sociedade, não são eficazes para a mudança de comportamento a longo prazo.

Os alunos com comportamentos desafiadores são justamente os que mais precisam de ajuda. É preciso enxergar as crenças que estão por trás do comportamento aparente. É importante transmitir a mensagem de que os erros e fracassos são uma importante oportunidade para aprender e melhorar.

Mas como podemos contribuir para aumentar a aprendizagem dos alunos?

  • Dedicar tempo para ensinar habilidades sócio emocionais e de autocontrole.
  • Ajudar a refletir sobre as consequências de seus comportamentos.
  • Incentivar a busca de solução para os problemas, assumindo os erros e reparando-os.
  • Ajudar a compreender que aumentam sua capacidade e competências, através de seus esforços.

Precisamos refletir sobre como temos tratado os alunos, como interagimos com eles e como utilizamos a disciplina. Que mensagens você tem passado e o que tem ensinado? Está conseguindo ajudar seus alunos a terem sucesso na escola e na vida?

O que importa realmente é estabelecer uma relação afetuosa, receptiva e de interação. É preciso criar pontes e conexões, construir uma relação baseada no respeito mútuo. Passar a mensagem ao aluno de que ele é valorizado e pertencente, que tem seu lugar no mundo.

Afinal, nossas conquistas ao longo da vida são decorrentes de oportunidades, escolhas, mas também de determinação, autocontrole, perseverança e da colaboração de outras pessoas. Quando nos sentimos seguros, aceitos e importantes, somos capazes de progredir.

 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)