Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


O que sexo, chá e consentimento têm em comum?

30 de Abril de 2018 | Antiprincesas
Post 20 - Foto Timothy Eberly.jpg (1.78 MB)
Foto: Timothy Eberly

Por Nicole Spohr

Hoje o papo é sobre sexo e chá. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo, neste vídeo incrível de menos de 3 minutos. A mensagem é sobre CONSENTIMENTO. Com o humor típico dos ingleses, o vídeo ensina, tim-tim por tim-tim, como respeitar a vontade do outro quando se trata de sexo. E se essa vontade não estiver sendo respeitada, você está cometendo um abuso sexual. Simples assim.

Se você, como eu, tem um filho ou filha pequeno/a e acha que não está na hora de falar sobre isso, eu sugiro que você repense. No último carnaval, em pleno 2018, mulheres ainda precisaram andar por aí com tatuagens temporárias com a frase: “Não é não”. O que o vídeo mostra é que mesmo se alguém disser ou insinuar que quer sexo - e depois mudar de ideia, você tem que respeitar. Ou se a pessoa costuma transar com você às vezes e hoje decidiu que não quer, você tem que respeitar.

Consentimento é uma coisa muito simples e deve ser ensinada desde o começo da vida de uma criança. Um exemplo clássico é você fazer cócegas e, quando ela pedir pra parar, você para imediatamente. Outra oportunidade pra praticar o consentimento é quando outra criança pede o brinquedo de seu filho ou filha e este/a não quer emprestar. Se você, ao invés de insistir pro seu filho/a emprestar, disser pra outra criança que nesse momento não vai dar, você estará, mais uma vez, ensinando sobre consentimento. E respeitando a vontade do seu filho/a.

Daí no dia que esse menino estiver trocando carícias com outra pessoa e ela disser pra ele parar, ele vai saber na hora que tem que parar. Que não existe "não que quer dizer sim”. Ele não vai ter dificuldades em lidar com esse não porque isso faz parte da vida - há tempos. E no dia que essa menina estiver trocando carícias com outra pessoa, ela vai ter certeza de que se quiser parar no momento que for, terá seu desejo respeitado. Mundo incrível não?

Esse vídeo é fabuloso pela simplicidade - da mensagem, das imagens, do humor - mas traz uma mensagem poderosíssima. Está disponível no Youtube com legendas em português e pode ser facilmente compartilhado. Compartilha também? ;)

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)