Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Manter tradições favorece o desenvolvimento das crianças

22 de Dezembro de 2017 | Blogs Antigos
Estrelas de Natal Sofia e Valentina 1.jpg (6.37 MB)
Estrelas de Natal Sofia e Valentina / Arquivo pessoal

Assim que abriu os olhos ela disse: "é hoje que vamos ajudar o Papai a montar nossa árvore mamãe?" E tive certeza que os pensamentos dela estavam voando mais alto do que o trenó do bom velhinho em torno de toda significação que trago a essa deliciosa tradição familiar. A palavra #tradição ecoa nessa época do ano.

Em minhas lembranças: a pele sedosa da minha avó, a espera de cada membro da família espalhado pelo mundo, a tradicional torta de nozes... Fecho os olhos e sinto o cheiro de tudo e vem logo aquele sorriso bexxxta. Se as emoções tivessem código de barras as palavras amor, segurança, "meu clube" iam aparecer piscando do leitor.

Tenho certeza que todos vocês têm as suas.

Eu já desconfiava que as tradições, especialmente as de Natal com todo amor envolvido, são muito significativas, e certamente me lembro de toda alegria que sentia nessa época do ano quando criança (e até hoje). Lendo livros de psicologia, comprovei que décadas de pesquisa endossam meu palpite. Esses momentos não são apenas divertidos, eles podem realmente tornar nossas famílias mais felizes e saudáveis: "Tradições e rituais em família, não só os relacionados ao Natal, mas qualquer rotina ou comportamento simbólico que indique 'isso somos nós' criam crianças mais academicamente bem sucedidas, felizes e equilibradas."

E os benefícios se estendem aos momentos de estresse. As crianças com alguma condição específica, como asma, além de gostarem dessas tradições, além das rotinas consistentes em casa, apresentam menores níveis de ansiedade, e os pais delas também.

Nossas crianças amam todas as nossas tradições e rituais em família, não só de datas especiais, mas os piqueniques do final de semana, luais de leitura, contar uma história do livrinho no teatrinho de papelão, e o mais esperado: cozinhar com o papai aos domingos.

Este ano inauguramos uma NOVA TRADIÇÃO: fazer enfeites para a árvore com fotos de quem amamos, porque afinal... "quem tem que ganhar presente é Jesus né mamãe, o aniversário é dele."

Feliz Festas a todos e graças a Deus pela sabedoria das crianças!

Priscila Peres Horta Bezerra