Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Desenvolvimento escolar TÍPICO e ATÍPICO

15 de Dezembro de 2015 | Lição de Casa

escolarPrimeiramente precisamos entender o que significa um e outro: Desenvolvimento típico, como o próprio termo indica, é alcançar o APRENDIZADO (traduzido em resultado) esperado para aquela etapa de desenvolvimento escolar. Escolas, professores, coordenadores, pais e alunos sabem bem o que isso significa e as alegria advindas desse tipo de desenvolvimento. Como resposta aos esforços empreendidos, os méritos são distribuídos entre as partes envolvidas. Nada mais justo. A escola e sua comunidade cumpriram seu papel de forma satisfatória, os pais por sua vez foram recompensados em seus investimentos de tempo, preocupações, dinheiro e acompanhamento dos filhos. E aos guerreiros, a glória! Passaram de ano. Todo mundo fica feliz, alegre e satisfeito. Ok. Também fico.

Trabalhar com desenvolvimento escolar típico não é fácil. Mas é o curso natural das coisas. Para isso, existem materiais, métodos, reconhecimento aos melhores, condecorações, prêmios, medalhas, viagens, e em alguns casos propagandas e fotos nas redes sociais.

E quando o desenvolvimento escolar é atípico? Aí lascou. "Professora, o que é desenvolvimento escolar atípico?" É quando o APRENDIZADO (traduzido em resultado) esperado para aquela etapa de desenvolvimento escolar NÃO é alcançado. É aqui - exatamente aqui - que nós, profissionais da área da educação, precisamos exercer toda nossa competência e habilidade no ofício que escolhemos.

Os problemas de aprendizagem são percebidos em crianças, adolescentes, adultos e idosos, podendo ter vários aspectos, naturezas diversas e ocorrer em áreas de desenvolvimento diferentes. Normalmente, os pais ou os professores são os primeiros a perceber que o estudante está encontrando alguma dificuldade na compreensão ou na exposição de sua compreensão do conteúdo apresentado a ele. Perceber já é um grande passo, mas saber lidar com a situação é que é o "pulo do gato". O desenvolvimento ATÍPICO vai requerer estratégias diferentes das empregadas no desenvolvimento típico para superação das dificuldades. 

Esse é um assunto extenso, complexo, controverso, portanto carece didática. Nas próximas semanas, o "Lição de Casa" tratará dos temas relacionados ao desenvolvimento escolar ATÍPICO - as evidências científicas, literatura, legislação, os cuidados diários e os caminhos para avançarmos juntos na melhoria das condições de vida de quem tem ou trabalha com esse desafio.