Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Como os conceitos da disciplina positiva podem ser usados em sala de aula

01 de Maio de 2018 | Educação Emocional

saladeaula_professora_alunos_escola_istock.jpg (476 KB)

Por Danielle Gomes

Uma das formações que fiz e que contribuiu de forma significativa na ampliação da minha concepção de educação foi a certificação como Educadora Parental pela Positive Discipline Association. A Disciplina Positiva é uma abordagem baseada no trabalho de Alfred Adler, Rudolf Dreikurs, com princípios criados pela dra. Jane Nelsen, Lynn Lott, entre outros autores.

Um dos conceitos que baseiam a Disciplina Positiva é que educar pode ser feito com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem que seja necessário punir, castigar ou condicionar as crianças às recompensas. Disciplinar é realmente sinônimo de ensinar. Seria o equilíbrio entre o autoritarismo e a permissividade. A educação, baseada em princípios de respeito mútuo, encorajamento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Nesta abordagem, o educador assume o papel de um líder gentil e firme ao mesmo tempo, tem autoridade e trata os alunos com respeito, promovendo relações mais harmoniosas e saudáveis. O educador confia que os alunos são capazes de contribuir com habilidades e experiências que irão enriquecer os aprendizados.

Os alunos são convidados a focar em soluções e desenvolvem um senso de propriedade. São envolvidos na tomada de decisão, empregam suas ideias para a resolução de problemas e aprendem a cooperar. Possuem a oportunidade de desenvolver habilidades necessárias para uma vida bem sucedida.

Antigamente obediência e conformidade eram vistas como características desejáveis nas crianças. Era muito comum se ouvir a frase: “Eu mando, você obedece.” As crianças obedeciam sem fazer questionamentos. Com todas as mudanças em nossa sociedade e com todas as informações disponíveis, hoje vivemos relações mais igualitárias, havendo uma necessidade de mudança em todos os aspectos da educação.

Na Disciplina Positiva valoriza-se o sistema integrado de ensino em que se foca no estudo acadêmico enquanto se ensina habilidades socioemocionais. Além de ser uma alternativa eficiente para lidar com comportamento desafiador dos alunos, cria-se um ambiente seguro e encorajador que enxerga os erros como uma oportunidade de aprendizado.

Segundo a Disciplina Positiva, existem sete percepções e habilidades significativas.

Percepções empoderadoras que ajudam o aluno a ter sucesso na escola e na vida:

#1 Eu sou capaz – para isso é necessário que se tenha espaço para explorar e compreender como o comportamento e as escolhas trazem consequências e afetam outras pessoas, sem sentir vergonha ou culpa ao falhar.

#2 Eu contribuo de maneira significativa e sou realmente necessário - todo ser humano precisa se sentir aceito e importante. Os alunos precisam ser ouvidos e perceber que seus sentimentos, pensamentos e ideias são valorizados. O que irá fazer com que se sintam mais engajados para contribuir com a solução de problemas.

#3 Eu uso o meu poder pessoal para fazer escolhas que influenciam positivamente o que acontece comigo e com minha comunidade – é necessário aprender a usar o poder de forma produtiva e saudável. Aprender a assumir a responsabilidade pelos erros e a controlar suas respostas, mesmo quando não se têm o controle sobre os acontecimentos.

Habilidades empoderadoras que ajudam o aluno a ter sucesso na escola e na vida:

#4 Eu tenho disciplina e autocontrole – Os alunos precisam de espaço para nomear e reconhecer os sentimentos. Precisam entender que embora todos os sentimentos sejam aceitáveis, alguns comportamentos não são. Ao aprender a lidar com seus sentimentos e pensamentos, são capazes de compreender as consequências de suas escolhas. Tornam-se mais proativos e propensos a desenvolver autodisciplina e autocontrole.

#5 Eu posso trabalhar respeitosamente com os outros – habilidades sociais são desenvolvidas por meio do diálogo, de escuta empática, de cooperação, negociação e resolução de conflitos. Professores e alunos aprendem a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de soluções com as quais todos saem ganhando.

#6 Eu entendo como meu comportamento afeta os outros – Quando se usa Disciplina Positiva em sala de aula, os alunos aprendem que é seguro assumir a responsabilidade por seus erros, pois sabem que não vão ser humilhados quando falharem. Ao invés de adotar uma postura de vítima e de responsabilizar os outros (“O professor me deu uma nota baixa”), passam a assumir a responsabilidade pelos seus atos (“Eu tirei uma nota baixa porque não estudei o suficiente”).

#7 Eu posso desenvolver sabedoria e habilidades de julgamento por meio da prática diária – Os alunos aprendem a responder às necessidades da situação quando possuem abertura para explorar o que aconteceu, identificar a causa do problema, entender como seu comportamento afeta os outros e o que é possível fazer para prevenir ou resolver o problema no futuro.

Os professores dispostos a abrir mão do controle para trabalhar de forma mais cooperativa com os alunos, que usam perguntas no lugar dos sermões, ensinam importantes habilidades de vida e despertam o prazer e a curiosidade em aprender.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)