Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Como funcionam as reuniões de família propostas pela disciplina positiva

17 de Maio de 2018 | Pai tem que fazer de tudo

reuniao_familia.png (181 KB) Por Bruno Santiago

Estou cada vez mais apaixonado pela disciplina positiva! É a linha que quero seguir para ser um pai melhor e contribuir com as pessoas.

Uma das dinâmicas propostas pela disciplina positiva é a reunião de família, que deve acontecer toda semana, não importa a idade dos filhos. Todos podem e devem participar.

É importante, a cada encontro, que seja sugerida uma pauta. Por exemplo: excesso de uso de internet, divisão de algum brinquedo, hora de fazer o dever de casa. O céu é o limite! Não subestime uma observação do seu filho, mesmo que ele tenha 4 anos.

Com o tema escolhido é hora de todos se sentarem à mesa para definir os papeis no encontro. Um presidente, o "escrivão" para registrar tudo em um caderno especial etc. Toda semana há um rodízio de funções, para transferir responsabilidades e sentimento de pertencimento a cada membro da família.

Antes de começar, o ideal é escolher uma espécie de microfone ou bastão. Quem estiver com ele será a pessoa da vez para falar. Isso ajuda a organizar e criar um certo comportamento de saber escutar o outro. Ah! Estava esquecendo! Comece primeiro reconhecendo o outro. Por exemplo: "Pai, reconheço você pelo esforço para tentar ficar mais com a gente após o trabalho". 

Depois que todo mundo falar, é hora de debater o tema e propor soluções. No final da reunião, todos assinam o compromisso e buscam atingir aquela meta.

O caderno com as anotações deve ficar acessível para todos! E os encontros devem acontecer toda semana, sem falta.

Vamos começar lá em casa! Faça o teste você também. Muitas vezes, esta será a forma de evitar conflitos e potencializar os laços! Para mais informações, acesse o site oficial da metodologia: www.disciplinapositiva.com.br

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)