Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Cinco cuidados para facilitar a adaptação das crianças à escola

23 de Março de 2017 | Lição de Casa

Imagem: PixabayA adaptação escolar é um período muito importante na vida de toda criança e também na vida dos pais. Acostumar-se com a nova rotina, os novos amigos, o contato com os professores, adaptação de horários, assimilação de novas regras e a novos ambientes são alguns desafios presentes nessa nova realidade que se descortina. A excitação pelas novidades que serão encontradas nesse universo desconhecido acontece quando os pequenos ingressam na vida escolar ou quando necessitam mudar de escola.

Experiências positivas nos primeiros dias de contato com a nova escola farão toda diferença no decorrer do ano e, claro, no desenvolvimento da criança, nos vínculos com a comunidade escolar e no relacionamento familiar. Quem já teve contato com uma criança que não se adaptou a uma escola sabe o quanto isso gera desgaste em todos os envolvidos, sobretudo na criança. 

Ainda que os pais tenham se cercado de cuidados ao fazerem a escolha da escola, alguns aspectos presentes no cotidiano podem desencadear um processo de não adaptação e até mesmo de rejeição na criança. Por estar acostumada com o aconchego de sua casa, com o convívio com um número mais reduzido de pessoas, com seus brinquedos disponíveis, a mudança de ambiente e a necessidade de criar novas referências podem fazer com que a criança se sinta insegura, irritada, com medo, podendo inclusive provocar choro. 

Não há como definir um período rígido para que ocorra a adaptação. Como cada criança tem sua singularidade, a adaptação ocorre também de forma singular. Quando ainda são muito pequenas, as experiências anteriores relacionadas com períodos de ausência dos pais pode servir de parâmetro para os cuidados necessários nessa fase de adaptação. Porém, espera-se que a partir da segunda ou terceira semana a criança já esteja construindo suas referências, seus vínculos e se acostumando com a escola

Alguns cuidados e observações podem facilitar o período de adaptação:

#1 Envolva sua criança nessa empreitada. Deixe que ela te ajude a organizar as coisas para levar à escola, permita que ela possa escolher alguns materiais escolares quando for adquiri-los. Sem exageros, vá envolvendo sua criança de forma a entusiasmá-la com as novidades que encontrará na escola.

#2 Um dia de cada vez. Ajude a sua criança a se sentir segura fazendo com que perceba que a sua casa, sua família e seus brinquedos estarão lhe esperando quando voltar para casa. Converse de forma leve para que ela aproveite o tempo na escola para aprender coisas novas, fazer novos amigos e ser feliz.

#3 Seja firme e receptivo. Se acontecer de sua criança ficar insegura e cair no choro, seja firme para lhe transmitir segurança, porém permita que ela manifeste seu incômodo. Converse sobre o que ela está sentindo. Pode parecer bobagem para um adulto, mas quando isso ocorre a criança está sofrendo. Ela precisa de apoio e segurança - com firmeza e receptividade. Algumas crianças não choram mesmo que estejam muito inseguras. Por isso uma conversa amigável permitirá que ela possa manifestar seus sentimentos. Escute. Vai fazer bem a todos.

#4 Mantenha a rotina. Isso vai ajudar sua criança a se organizar melhor, render mais e a se sentir segura, pois sabe o que está por vir. E para os pais, vai ajudar muito na otimização do tempo.

#5 Mantenha contato com os responsáveis diretos por sua criança na escola. Para que você possa acompanhar os detalhes da vida escolar de seu filho, é imprescindível que o canal de comunicação entre você e a instituição esteja sempre aberto.