Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


As festas são um bom momento para se construir tradições familiares

27 de Dezembro de 2018 | Educação Emocional
parents-and-children-1699502_1280.jpg (107 KB)
Foto: Pixabay

Por Danielle Gomes

As celebrações de fim de ano costumam ser uma ótima oportunidade para se construir tradições familiares e se obter memórias duradouras de afeto e conexão. Aproveitar as datas que possuem um significado especial para a família permitem valorizar o tempo que passamos juntos.

Você pode colocar em prática algumas atitudes simples que podem ajudar a criar um clima em que as pessoas que lhe são preciosas se sintam amadas e valorizadas:

  1. Crie alguns rituais – Prepare em conjunto uma sobremesa favorita para o dia das festas e peça ajuda para arrumar a mesa de forma especial. Na passagem do ano, compartilhem algo especial que aconteceu neste ano ao qual vocês são gratos. Essas atividades são capazes de criar memórias afetivas duradouras.

 

  1. Demonstre seu afeto - Pesquisas comprovam que a conexão entre pais e filhos serve como um fator de proteção, que ajuda as crianças a crescerem com uma maior autoestima e com menos problemas emocionais e comportamentais. Procure demonstrar interesse sincero nas atividades de seus filhos e os ouça com atenção. Eles precisam de seu amor, tempo e atenção plena.

 

  1. Surpreenda-os com gestos de carinho – Existem muitas formas de fazer com que o outro se sinta especial e importante, sem precisar gastar dinheiro. Você pode, por exemplo, presentear as pessoas que ama com uma cartinha. Nela, você pode expressar o seu amor e demonstrar o quanto se importa com a relação de vocês.

 

  1. Aproveite as férias - Visite um museu, um parque, uma exposição, falem sobre o que vivenciaram. Vá a uma livraria, escolha algum livro que vocês possam ler juntos. Assistam a um filme, uma série , cozinhem juntos, brinquem e se divirtam dando boas risadas.

 

  1. Compartilhem uma atividade - Preste atenção em seus interesses e personalidade para descobrir atividades que vocês possam fazer em conjunto e que seja prazerosa para todos. Fazer um esporte, aprender uma nova habilidade, cozinhar, praticar um hobby, são algumas formas.

Você é uma influência muito significativa na vida de seus filhos e ter tempo de qualidade com consistência ajuda a consolidar o relacionamento e criar um vínculo duradouro.

Aproveite esta época para desenvolver um sentimento de conexão com quem você ama. Para promover um relacionamento mais conectado, uma das formas mais básicas e efetivas é perguntar para seu filho como ele gostaria de passar o tempo com você. A resposta pode ser surpreendente!

 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)