Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Aprenda a transformar seu lar em uma colônia de férias

05 de Janeiro de 2018 | Blogs Antigos

Férias ou não, pais precisam de IDEIAS PRÁTICAS para que seus filhos tenham uma vida tanto divertida quanto educacionalmente estimulante, para que todo mundo fique feliz, não é verdade? Você quer aprender a fazer do seu lar – sua casa, apê, com tempo, sem tempo, com brinquedo, sem muita coisa – uma colônia de férias que fará a criançada dormir todos os dias com aquele sorriso no rosto que a gente gosta de ver? 

Mas isso é possível? Sim!!! Com um pouco de PLANEJAMENTO, vamos compartilhar como funciona.

INTRODUÇÃO

Pique Nique amigosentrebatonsecrayons.jpg (224 KB)
Piquenique | Todas as fotos: arquivo pessoal

Para fazer das férias e da vida de seus filhos tão divertida e educacionalmente rica quanto numa colônia de férias, evitando overdose de telas e crianças ociosas e entediadas, os pais precisam embarcar em uma atitude LÚDICA e brincante, proporcionar muito contato com a natureza, muita leitura e, sempre que possível, criar ambientes, tempos e espaços para que se defrontem, de forma supervisionada, com desafios físicos e psíquicos. Por exemplo: piqueniques de amigos, “festinhas” com bonecos, teatrinhos, cabaninhas de lençol, circuitos de fitas de papel crepom no corredor da sala.

Procure executar os passos de 1 a 5 abaixo:

1 – PLANEJAMENTO

tinta_entrebatonsecrayons.jpg (481 KB)
Tinta e natureza

Uma vez por semana divida atividades da seguinte forma (Jamie Reimer)

Fase pré-escolar:

segunda-feira - Atividade motora grossa
terça-feira - Atividade motora fina
quarta-feira - Artesanato
quinta-feira- Arte
sexta-feira- Atividade ao Ar Livre
Sábado - Um experimento ou algo para pensar
Domingo- Atividade em FAMÍLIA

2 – PREENCHA AS ATIVIDADES

amarelinha_durex_entrebatonsecrayons.jpg (130 KB)
amarelinha de fita crepe :)

As atividades podem mudar de acordo com a faixa etária como, por exemplo, sessões de cinema, culinária, ida a museus, quebra-cabeças maiores, jogos de tabuleiro etc.

segunda-feira: pular amarelinha feita no chão com fita crepe
terça-feira: retirar fita crepe em formatos de desenho
quarta-feira: fazer uma casa de passarinho com caixa de leite
quinta-feira: corte com tesoura e colagem com as cores do arco íris
sexta-feira: piquenique com amigos da escola
sábado: águas que se movem: Dois copos, um com água até a metade e outro com água com umas gotas de corante (água colorida). Coloque um pedaço de pano ou papel-toalha ligando os dois e observe a cor ser transferida.
domingo: canaleta na areia da praia 

areia_praia_entrebatonsecrayons.jpg (275 KB)

 

3 – CRONOGRAMA NA GELADEIRA

Junto ao cronograma de atividades preenchidos, coloque a lista dos materiais que vai precisar. Assim manterá sua vida produtiva e ninguém ficará sobrecarregado. A medida que forem fazendo, vai perceber que os dias serão mesmo divertidos. Perceberão seus filhos mais felizes, sendo sempre desafiados e estimulados.

4 – LEIA

Leia em voz alta. Se não quer fazer nada, leve para passear em volta do quarteirão e leia um livrinho pelo menos.

5 - TODOS OS DIAS

casa passarinho_entrebatonsecrayons.jpg (197 KB)
Casa de passarinho com caixa de leite

As crianças na primeira infância têm necessidade de atividade física. Portanto, uma coisa que não deve faltar para uma rotina saudável é levar seu filho para um passeio em volta ao quarteirão que seja. Depois pode dar um banho e ir cantando enquanto o prepara para uma leitura em voz alta. Sempre me perguntam: "Mas ele não vai se cansar?" Não. Vai ficar mais calmo e alerta. A criança chata e irritada é a que não canalizou a energia, não usou o cérebro, os sentidos, não teve atenção.

SUGESTÃO:

Manhã - Passear na pracinha por 20 minutos, dar uma volta no quarteirão que seja, deixar pular as emendas da calçada, observar as placas, as formas da janela, as cores dos veículos, procurar insetos, catar galhos, folhas. Deixe-a observar o mundo, cantar, pular, suar por aproximadamente uma hora.

Dê um banho ou desacelere lendo um pequeno livrinho em voz alta. Agora sim ela vai estar pronta e focada para você. Geralmente é a hora boa de ir para a escola.

Almoço - Almocem, conversem em família, caminhem mais um pouco se possível. 5 minutos faz a alegria. Sem celulares.

colagem_entrebatonsecrayons.jpg (93 KB)
Colagem

Tarde - Façam algo que esteja programado para a satisfação da família, como ir à praia, ao supermercado, visitar um parente, cortar o cabelo, ir a um aniversário. Férias é sair da rotina também.

Façam a atividade programada. Nada precisa ter uma ordem certa.

Essencial é, se não der para brincar junto ou ler, pelo menos dar uma volta no quarteirão antes do banho. Crianças precisam de andar, correr, brincar, subir, descer, empurrar, puxar, saltar, montar, desmontar. Depois ofereça um brinquedo simples e deixe ela usar a imaginação. As crianças precisam, também, de períodos em que fiquem entregues a si mesmas. Isso precisa ser planejado e ser feito – sempre com supervisão.

Esperamos ter ajudado um pouco. No mais, o que importa é o amor.

 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)