Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Projeto ‘Heróis à Vista’ aborda dificuldades encontradas por crianças com deficiência visual

27 de Maio de 2017 | Notícias - Canguru On-line

Da Redação

herois a vista capa.jpg (55 KB)
Divulgação

Luiza uma garotinha com deficiência visual que sonha se tornar detetive, e Boris, um ambicioso filhote de labrador são os mascotes do projeto Heróis à Vista, idealizado pelo Instituto Íris para conscientizar a  população sobre a importância do cão-guia na vida de pessoas com deficiência visual.

herois a vista - inclusão - Canguru sp (1).jpg (696 KB)
Foto: Divulgação

O projeto utiliza uma plataforma online, além de um livro, lançado em 2016, e um espetáculo teatral infanto-juvenil. A peça conta como se deu o encontro entre Luiza e Bóris, e como o cão-guia ajudou a menina a realizar seu sonho de se tornar detetive. O espetáculo tem como objetivo conscientizar o público sobre as dificuldades encontradas pelos pequenos que possuem deficiência visual.

A peça utiliza fantoches e o recurso da audiodescrição cantada feita pelo grupo Estrepolia Geral. Desde o ano passado, a Heróis à Vista circula por diferentes teatros da capital paulista, confira no roteiro da Canguru o local de exibição para este mês.

O Instituto Íris é uma ONG com o objetivo de treinar e doar cães-guia. Fundada em 2002, a ONG foi fundada pela advogada Thays Martinez, autora do livro Minha vida com Bóris no qual conta como foi sua experiência com seu primeiro cão-guia. A trajetória de Thays e Boris foi decisiva para aprovação da lei federal que garante o direito de pessoas com deficiência visual de serem acompanhadas por seus cães-guia nos meios de transportes e lugares públicos e privados.