Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Murilo Gun: 'Não podemos mais atrofiar a criação como se fazia antes'

01 de Junho de 2018 | Notícias - Para os pais

Por Juliana Sodré

Murilo-Gun-Multishow.jpg (206 KB)
Divulgação / Keep Learning School

 

Para reforçar o lado paterno e criativo da plataforma Canguru, o influenciador Murilo Gun, pai de Maria Valentina, de 3 anos, passará a assinar uma coluna na revista já a partir do próximo mês. Ele também será o curador do conteúdo do Clube Canguru de julho

Para quem ainda não conhece Murilo, ele foi um dos pioneiros da internet no Brasil. Ganhou dois prêmios iBest de melhor site pessoal, possui dois livros sobre o assunto e foi empresário por dez anos. Formado em administração, com MBA em gestão, largou a vida de empresário para se tornar comediante. Com seu show solo, Propaganda Enganosa (disponível na Netflix), viajou por todo o Brasil. Na TV trabalhou como apresentador nos canais Comedy Central, SBT e Multishow. Em 2014, foi selecionado entre 80 empreendedores do mundo para o NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando inovações disruptivas na Singularity University.

Atualmente dá palestras e cursos sobre criatividade, inovação e empreendedorismo. Fora do Brasil, já apresentou sua teoria sobre criatividade no maior e mais antigo congresso de criatividade do mundo, nos Estados Unidos, entre outros na Itália, Argentina e Suíça. Com base nessas experiências, criou o curso on-line Reaprendizagem Criativa e o CriCriCri (Criando Crianças Criativas), que, juntos, já tiveram 7.000 alunos.

Canguru conversou com o recifense, que nos deu um panorama sobre suas idéias e o que será apresentado por ele nos textos da nova coluna da revista

Gun defende uma teoria de que nascemos criativos, questionadores e exploradores. Que desde jovens essas habilidades estão conosco e se manifestam em diversos momentos, porém, no mundo em que vivemos, somos treinados a deixar de questionar e só nos preocuparmos com a resposta certa, com a resposta pré-definida. "O contexto do mundo mudou. Não podemos mais atrofiar a criação como se fazia antes. As máquinas, os robôs já dão conta de armazenar imagens criadas por outras pessoas. Elas não criam. A nós seres humanos resta o que é intrínseco ao ser humano: como o carinho, a empatia e a criatividade", explica.

A crença na importância da criatividade fez Gun criar seu novo curso, o CriCriCri, que surgiu com o objetivo de mostrar para os adultos a importância de incentivar a criatividade nas crianças. "Defino criatividade como a imaginação aplicada para resolver problemas. E imaginação é qualquer coisa, criatividade é solução de problemas. É uma das habilidades que diferencia o ser humano dos animais", defende. 

Dessa forma, Murilo é um dos difusores da Educação Criativa e a sistematizou em quatro pilares que ele considera fundamentais: curiosidade, imaginação, coragem e paixão. Ele explica cada uma delas de forma resumida:

Curiosidade: é a busca por informações que constróem o repertório da criança. É o aprender através do interesse. Quanto mais informações, mais soluções criativas ela conseguirá desenvolver no futuro.

Imaginação: capacidade de criar imagens, de pensar qualquer coisa, das mais bizarras às inexistentes. Incentivar a imaginação ajuda a perceber o uso alternativo das coisas, você permite mais chances de combinações, mais possibilidades, mais soluções e ver aquilo que nem viu.

Coragem: fundamental para permitir os riscos, os erros e explorar o desconhecido com confiança.

Paixão: Aquilo que faz as ideias fluírem com vontade, com prazer. Murilo compara com o óleo da máquina. "Quando colocamos o óleo, a paixão, ela roda mais leve".

Ao ser questionado sobre a linha tênue entre a permissão para o aprender criativo e a falta de limites, Gun acredita que "cada família saberá estabelecer, de acordo com seus princípios, o limite da escravidão e obediência da liberdade total"

Os textos de Murilo Gun sairão a partir do próximo mês nas páginas impressas e on-lines da plataforma Canguru. Acompanhe e aprenda mais sobre o universo criativo, a inovação, o empreendedorismo e o futuro.

 

 Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)