Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


“Quem manda em casa são os pais, somos nós que colocamos as regras”

06 de Novembro de 2019 | Notícias - Para os pais

Da redação


Imagine a cena: você chega em casa com seu filho e ele começa a chorar porque não encontra as figurinhas de seu álbum preferido, que levou à escola para mostrar aos amigos. Seu primeiro impulso é sair correndo para a banca mais próxima e assim repor os pacotinhos perdidos. Mas você também pode conversar com ele e tentar resolver o problema em casa mesmo. Foi o que fez a portuguesa Magda Gomes Dias, mãe de duas crianças e especialista em aconselhamento parental.


Ela contou essa história durante sua apresentação no Seminário de Educação Infantil 2019. “Eu acolhi o choro da minha filha, dizendo entender o que ela sentia. Ela chorou mais um pouco até que parou, porque se sentiu compreendida e teve a capacidade de se autorregular. Seu a ‘salvasse’,  trazendo novas figurinhas, ela não teria tido esse aprendizado”, contou.

Magda falou no evento sobre a construção da inteligência emocional na primeira infância, para ajudar as crianças a identificarem seus sentimentos e assim tomarem as melhores decisões. A pedagoga portuguesa defende que a relação entre pais e filhos deva se dar com base no respeito mútuo e limites claros às crianças. “A relação não é de igual para igual porque pais e filhos não estão no mesmo nível”, disse a especialista, autora do blog Mum's the boss. Em 2015, ela escreveu o livro Crianças Felizes, lançado no Brasil durante o seminário, pela editora Manole. A obra se propõe a ajudar a aperfeiçoar a autoridade dos pais e a autoestima dos filhos.