Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Como falar de política com as crianças

03 de Setembro de 2018 | Notícias - Para os pais
politica-crianca-pixabay.jpg (98 KB)
Foto: Pixabay

Da redação

Em ano de eleições, até as crianças se envolvem com o tema. Nada mais natural, já que elas veem os pais e familiares debatendo a política, que aparece com frequência nos noticiários. Questões relacionadas a esse universo, portanto, podem e devem ser conversadas com as crianças desde cedo.

Segundo a psicóloga e consultora em inteligência emocional Denise Franco, falar com as crianças sobre cidadania e ações para transformar o mundo também é política e ajuda a refletir sobre a desigualdade social e o consumismo. 

Para Franco, os pais podem explicar que nas eleições são escolhidas pessoas que vão tomar grandes decisões que influenciam diretamente na nossa vida. Ela diz ser importante abordar conceitos de democracia, de escolha e do poder de decisão da maioria. Ela ainda sugere aos pais adaptarem a política para a vida diária com deliberações de atividades de rotina da família através do voto da maioria.

Questionada sobre a idade ideal para os pais falarem de política com os filhos, ela afirma: “Na minha opinião desde cedo, pois a  política não precisa ser iniciada exatamente com esse nome na vida das crianças, pois  discutir política é discutir e refletir sobre a vida em comunidade”.

Como sugestão da profissional, “os pais podem conversar sobre a importância da ética, por exemplo, falando sobre verdades e mentiras,  sobre justiça, refletindo porque uns têm tão pouco e outros têm muitas coisas”.

Já sobre as divergências partidárias, a psicóloga ressalta que “política não é partido político e sim a reflexão sobre viver em comunidade, sobre regras comuns, sobre dizer a verdade e gerenciar as coisas das outras pessoas para o bem comum. E finaliza: “É nesse sentido que se devem levar as discussões em casa sobre o tema”.

Dicas para abordar a política com as crianças

Eleições – explicar que serão escolhidas pessoas que tomarão grandes decisões que irão influenciar a vida de todo mundo

Como falar de ética – dar exemplos de verdades e mentiras

Como falar de justiça – refletir sobre a desigualdade social e econômica

Como tratar as divergências partidárias – deixar claro que por mais que as opiniões das pessoas não sejam as mesmas é preciso sempre respeitar as diferenças

Inserir na rotina - Fazer votações em casa para deliberar algumas atividades do dia a dia familiar.


 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)