Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Cinco dicas de filmes para ver com as crianças

01 de Maio de 2017 | Diversão - Para os pais - Canguru On-line

Por Luciana Ackermann

A Canguru convidou o crítico de cinema, pesquisador e autor Carlos Alberto Mattos para listar os cinco melhores filmes para que pais e filhos assistam e curtam juntos. Mattos é autor de sete livros sobre cineastas brasileiros e da coletânea Cinema de Fato – Anotações sobre Documentário. Para o Canal Brasil, dirigiu o programa Jurandyr Noronha – Tesouros Quase Perdidos, em 2010, e apresentou a série Faróis do Cinema, em 2015. Também escreveu para diversos jornais do Rio e São Paulo. Criou o DocBlog, no O Globo, além de ter editado as revistas Cinemais e Filme Cultura. Também escreve em carmattos.com.

Jonas e o Circo sem Lona, de Paula Gomes

Jonas e o Circo.jpg (84 KB)


A persistência de um menino em realizar seu sonho de ter um pequeno circo particular sugere uma reflexão sobre a participação da família no desejo empreendedor de um de seus membros.

O Balão Vermelho, de Albert Lamorisse

Balão_Vermelho_G.jpg (22 KB)

Uma fábula imortal sobre amizade e lealdade entre uma criança e um objeto, mas que também fala da crueldade de quem "fura" a magia da imaginação alheia.

O Balão Branco, de Jafar Panahi

17_FHA_rs_balaobranco_caixa.jpg (30 KB)

 

Nesse clássico do moderno cinema iraniano, a obstinação de uma garota em seu propósito dá margem a uma parábola sobre a solidariedade humana.

Na Idade da Inocência, de François Truffaut

naidadedainocencia-pc.jpg (40 KB)


Um mergulho no humor, na inteligência e nos impasses da infância. Filme menos conhecido de Truffaut, mas cativante sob todos os aspectos. 

Ser e Ter, de Nicolas Philibert

Ser e TerG.jpg (37 KB)
Documentário sobre a relação entre um professor muito especial e seus alunos, mostra a educação de um ponto de vista muito íntimo e sugestivo