Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Mostra no Rio e em BH traz detalhes da produção de filmes como Shrek e Trolls

12 de Dezembro de 2018 | Diversão - Notícias

Com entrada gratuita, a mostra reúne 400 itens de acervo – muitos nunca exibidos antes –, entre desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais. No Rio a exposição ocorre em 2019, de 6/02 a 15/04; em Belo Horizonte, de 15/05 a 29/07/2019

mostra-ccbb-kungfupanda3.jpg (58 KB)
Kung Fu Panda (2008), artistas Nico Marlet (personagem), Raymond Zibach (cor) 
| © 2019 DreamWorks Animation LLC. Todos os direitos reservados.

 

Da redação

As cidades de Rio de Janeiro e Belo Horizonte recebem em 2019 a exposição Uma Jornada do Esboço à Tela, no Centro Cultural Banco do Brasil, que terá entrada gratuita.

Já exibida em sete países, a mostra celebra duas décadas de criação do estúdio de animação norte-americano DreamWorks Animation, apresentando detalhes da produção de filmes famosos do público infantojuvenil. A perspectiva dos insetos de Formiguinhaz (1998), as técnicas de animação stop-motion com argila de Fuga das Galinhas (2000) e até o universo de criação do Shrek (2001) poderão ser explorados na mostra. O mundo musical e colorido de Trolls (2016) e as incríveis cenas de artes marciais de Kung Fu Panda 3 (2016) também estarão presentes no evento.

mostra-ccbb-trolls.jpg (49 KB)
Trolls (2016), artistas Timothy Lamb e Pricilla Wong| © 2019 DreamWorks Animation LLC. Todos os direitos reservados.

 

Além disso, 400 itens de acervo do estúdio foram trazidos para a mostra, como um modelo de Night Fury, Toothless, do filme Como Treinar o Seu Dragão (2010). Itens raros e inéditos, como desenhos, storyboards, máscaras, mapas, fotografias, pôsteres, pinturas e artes originais, diretamente dos arquivos do DreamWorks Animation ainda poderão ser vistos.

Entrevistas e imagens de bastidores que mostram como se dá o complexo e criativo processo do esboço de um desenho às telas são outa atração do evento.

Por meio de experiências digitais imersivas os visitantes poderão explorar diferentes mundos, ver de perto as expressões faciais de personagens queridos e conferir efeitos visuais, sonoros e de iluminação de última geração, além de criar sua própria animação 2D.

A exposição foi criada pelo Australian Centre for the Moving Image (ACMI), de Melbourne (Austrália), em parceria com a Universal Brand Development e em nome do DreamWorks Animation. A mostra já passou por Austrália, Canadá, Coréia do Sul, México, Nova Zelândia, Cingapura e Taiwan. No Brasil, a entrada será gratuita nos CCBBs.

mostra-ccbb-shrek.jpg (175 KB)
Shrek (2001), artista Guillaume Aretos|
© 2019 DreamWorks Animation LLC. Todos os direitos reservados.

 

QUATRO EXPERIÊNCIAS

A exposição está dividida em quatro seções. Em Characters será possível apreciar a evolução do que realmente confere vida aos filmes produzidos pelo estúdio DreamWorks Animation, do conceito original dos desenhos e sketches às personalidades totalmente construídas – como Po, deKung Fu Panda (2008), os Zoosters de Madagascar (2005), e a gangue do carismático ogro Shrek.  Em Story, por sua vez, será possível conferir o processo de construção de uma história completa, da inspiração ao desfecho. Telas digitais vão mostrar os enredos originais de Shrek e Madagascar e também recriarão uma sessão de brainstorming de Os Sem-Floresta.

Em World o destaque fica para a magia incorporada ao universo dos filmes do DreamWorks Animation. Uma projeção de 180 graus, criada especialmente para a mostra, vai levar o visitante a sobrevoar a cidade viking de Berk a partir das costas de um dragão. Haverá ainda a Drawing Room, a última parada da exposição. Nessa área, os quiosques especialmente projetados permitirão que o público desenhe e crie um curta animado, a partir da tecnologia do estúdio DreamWorks Animation.

 

Serviço
DreamWorks Animation: A Exposição - Uma Jornada do Esboço à Tela
Entrada gratuita
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro - de 6/02 a 15/04
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte - de 15/05 a 29/07

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)