Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Projeto incentiva escolas a promoverem a noção de gratidão entre alunos

01 de Maio de 2017 | Educação - Nas Escolas - Corrente do Bem

Por Rafaela Matias 

abraco3.jpg (108 KB)
Foto: Pixabay

A que você é grato? Já pensou nisso hoje? Pois o Jubilee Centre for Character and Virtues, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, lançou uma iniciativa que propõe uma reflexão a respeito. A ideia é instituir o Dia da Gratidão nas escolas, oferecendo um kit de ideias que direcione professores e alunos a desenvolverem diversas atividades voltadas para a temática.

A proposta foi trazida para o Brasil pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva (IBRPP) e o dia 19 de maio foi o escolhido para colocar o projeto em prática. As escolas interessadas devem entrar no site bit.ly/gratidaoescolas e se cadastrar para receber o kit de inspiração, para baixar em formato PDF.  

Nele, haverá ideias como construir uma árvore da gratidão com fotos e textos selecionados pelos alunos e assistir a filmes sobre o tema. Quando estiver com o material em mãos, o representante da escola deve se reunir com professores, diretores, alunos e outros funcionários para discutirem as práticas que mais se aplicam àquela instituição e começar a se organizar. Lembrando que o kit é apenas uma inspiração, e novas ações também podem ser propostas durante os debates. Com tudo pronto, basta convocar alunos, pais e colaboradores para celebrar, juntos, a gratidão no dia 19 de maio. A participação é gratuita e os requisitos são simples:

1) Trabalhar o tema gratidão nas ações;
2) Registrar, com fotos, filmes e depoimentos, a ação na escola e enviar até o dia 22 de maio de 2017 pelo email contato@ibrpp.com.br.

O material enviado pelas escolas será colocado no site do IBRPP com uma mensagem especial de agradecimento e também será enviado à Universidade de Birmingham.

A ideia é que todas as instituições participantes, ao redor do mundo, possam ver as ações promovidas e se inspirar para o próximo ano. Além de desenvolver e celebrar a gratidão nas escolas, o projeto quer mostrar que é possível transformar o mundo pela educação, desenvolvendo nas crianças as suas virtudes e força de caráter.