Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Síndrome Alcoólica Fetal pode levar a malformações congênitas

01 de Março de 2018 | Mundo Kids - Saúde - Notícias

Da Redação

pregnant-2640994_960_720.jpg (63 KB)
Foto: Pixabay

É triste que ainda hoje precisemos fazer uma campanha para que gestantes não bebam durante a gravidez, mas é o que entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Sociedade de Pediatria de São Paulo e a Academia Brasileira de Neurologia se viram obrigadas a fazer. O motivo é simples: evidências médicas demonstram que um só gole pode acarretar problemas graves e irreversíveis ao bebê, que podem revelar-se logo ao nascimento ou mais tardiamente e perpetuam-se pelo resto da vida. A Síndrome Alcoólica Fetal pode levar a malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais – e as alterações comportamentais estão sempre presentes. No mundo todo, existem de 1 a 3 casos da síndrome por 1000 nascidos vivos. Uma pesquisa apontou que a incidência do risco de desordens de neurodesenvolvimento relacionados ao álcool chega a 34,1 bebês a cada mil nascidos vivos. Fica a dica: o melhor é prevenir! Se a vontade de participar de um brinde for grande, as grávidas devem optar pelas bebidas sem álcool.

33% a 40% das gestantes consomem bebida alcoólica em algum período da gestação e 10% a 21% o fazem durante toda a gravidez, segundo estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Receitas seguras

ea898284-638f-44ce-83a4-09bb53323e94 (1).jpg (124 KB)
Foto: Deposit Photos

A pedido da Canguru, a gastrônoma Luzia Fiorini criou receitas de drinks sem álcool, especialmente pensados para as gestantes e lactantes (e, por que não, para os motoristas da rodada). Anote aí:

PINÃ COLADA

Ingredientes:

50g de abacaxi
30 ml de água de coco
15 ml de leite de coco
3 colheres de sopa de leite condensado
3 punhados de gelo
Modo de preparo: 

Coloque o abacaxi na coqueteleira e amasse, até desmanchar, com um socador. Ponha três punhados de gelo, água de coco, leite de coco e leite condensado para adoçar.

Mexa bastante a coqueteleira e sirva a seguir.

CAIPIRINHA DE ROMÃ

Ingredientes:

1 xícara de chá de semente de romã
1 limão Taiti espremido
100 ml de suco de romã
2 colheres de sopa de hortelã fresca
Gelo moído
Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo:

Em uma coqueteleira, coloque as sementes, o açúcar, hortelã e o suco de limão. Macere bem com um pilão.

Adicione o suco de romã e o gelo. Misture a coqueteleira por 1 minuto. Coloque mais gelo em um copo e complete com o drink.

Veja mais receitas AQUI

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)