Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Mara Luquet: 'Mães, se cuidem e tenham independência financeira'

01 de Junho de 2017 | Notícias

Por Cristina Moreno de Castro

Seminario Maes_Foto_Gustavo Andrade167.JPG (1.99 MB)
Mara Luquet no Seminário de Mães | Foto: Gustavo Andrade

"Qual é o melhor investimento que posso fazer pelo meu filho?" Essa é a pergunta que a colunista da rádio CBN e do Jornal da Globo, Mara Luquet, mais escuta. "O melhor investimento para seu filho é vocês cuidarem de vocês, se protegerem e estarem independentes financeiramente", disse ela.

Mara citou um estudo que mostra que as mulheres que vão morar com os filhos depois de aposentadas são as que têm os maiores índices de depressão. Em uma pesquisa mundial sobre o que as pessoas acham mais importante na aposentadoria, os brasileiros deram a resposta mais sensível: "o amor dos filhos". "Estar bem fisicamente" aparece em uma das últimas posições, enquanto "ser independente financeiramente" está na lanterna. A colunista destacou a importância de as mães empreendedoras se formalizarem e de todas complementarem a aposentadoria com um plano de previdência privada.

E como educar as crianças desde pequenas para que também saibam lidar com o dinheiro no futuro? "A melhor coisa que você pode dizer ao seu filho é NÃO. Esse é o grande legado que você vai deixar ao seu filho: não adianta dar casa, carro e dinheiro e não ensiná-lo a fazer escolhas."

Leia também: Confira o que rolou no 3º Seminário Interrnacional de Mães, com fotos e vídeo

4 PERGUNTAS PARA MARA LUQUET

Por que ensinar aos nossos filhos desde pequenos a se relacionar com o dinheiro?

É como escovar os dentes: há certas coisas que você tem que aprender para viver melhor. Aprender a fazer escolhas e a lidar com o dinheiro vai fazer uma diferença brutal na qualidade de vida do seu filho no futuro.

Quais as ferramentas para ensinarmos isso?

A criança tem que entender quais são as prioridades Você tem que envolver seu filho no orçamento. Falar que, se ele apagar a luz ao sair do quarto, esse dinheiro vai ajudar a bancar a viagem do fim do ano.

Qual é o maior investimento que a mãe e o pai podem fazer pelo filho?

O maior investimento para o filho é a segurança financeira dos pais, principalmente da mãe. Muitas têm investimento para os filhos, mas não têm para elas próprias, nem a aposentadoria. Quando a velhice delas não é pensada, isso vira um problema para o filho. 

Muita gente abre uma poupança para o filho assim que ele nasce. É um bom investimento?

Poupança rende muito pouco, não é investimento de longo prazo. O que é? Ações, títulos de renda fixa no Tesouro, planos de previdência.