Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Inspirado na alimentação dos filhos, casal cria supermercado de orgânicos

01 de Maio de 2017 | Comportamento - Saúde - Notícias - Canguru On-line

Pais e mães sabem: as crianças costumam fazer comentários inesperados, que rendem histórias e risadas, mesmo anos depois de terem sido ditos. Para o casal Alessandro e Naíla Duarte, uma dessas experiências não se limitou a virar mais um caso divertido para contar. Em 2012, Naíla preparava uma sopa para a família, enquanto Alessandro brincava com o filho Heitor, hoje com 6 anos. Ela comentou com o marido que, mesmo incluindo vários vegetais na refeição, não tinha certeza de que isso fosse o suficiente para fazer um jantar saudável. “Não sabemos de onde vêm os alimentos, podem estar cheios de veneno”, disse. Com a sopa pronta, serviu o garotinho, que empurrou o prato de volta, recusando-se a comer. E disparou: “Não quero, tem veneno”.

Alessandro conta que ele e a mulher passaram a se preocupar mais com a alimentação depois que se tornaram pais de Heitor e do caçula, Gael, de 3 anos. O casal relembra o episódio da “sopa envenenada” como um marco, que tem tudo a ver com o fato de terem aberto, no último mês, a Casa Orgânica, mercado na Vila Madalena dedicado exclusivamente à venda de produtos orgânicos certificados. E não apenas hortifrútis. Em dez quiosques, com oferta de mais de 100 pequenos produtores das cinco regiões do país, há itens de mercearia, limpeza, vestuário, maquiagem, entre outros.

para garantir alimentação saudável para as crianças pais abrem casa orgânica supermercado na Vila Madalena.jpg (271 KB)
Os pequenos Gael e Heitor motivaram os pais a investir em alimentação saudável. | Foto: Moacyr Lopes Junior

 

Arquiteto, o proprietário do estabelecimento admite que a crise na construção civil cooperou para que ele abrisse o negócio, como uma alternativa ao mercado desaquecido, que fez com que perdesse trabalhos. Mas a inspiração principal foi mesmo a dieta das crianças. A ideia de colocar itens de diferentes tipos lado a lado nas gôndolas, por exemplo, surgiu enquanto fazia compras para casa, semana após semana. “Não era fácil achar, porque a oferta de orgânicos estava pulverizada por São Paulo, às vezes com poucos produtos vendidos numa feira, outros num mercado, em pontos distantes um do outro. Dava trabalho encontrar”, conta.

Para a alegria das crianças (e, o.k., dos adultos também), além dos vegetais livres de agrotóxicos, na Casa Orgânica há pizzas, pães de queijo, sorvetes e pães de mel artesanais, geleias, doce de leite, entre outras guloseimas feitas sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. São vendidas até roupas infantis produzidas com algodão orgânico e tingimento natural. O local conta um espaço kids, para os pequenos brincarem enquanto os adultos fazem compras.
O supermercado fica na Rua Fidalga, 346, Vila Madalena, tel.: 3813-0800. De segunda a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h.

Onde mais você pode  encontrar orgânicos em São Paulo:

Quitanda Tomio

Neste tradicional endereço paulistano, encontramse legumes, frutas e verduras orgânicas, além de produtos de mercearia, como mel, azeite, café, açúcar e molho de tomates. Rua dos Três Irmãos, 626, Jardim Guedala, tel.: 3721-2186. De segunda a sexta, das 7h às 20h30, aos sábados, das 7h às 19h, e aos domingos, das 8h às 14h.

Instituto Chão

 Os preços ao consumidor são os mesmos praticados pelos produtores. Mas a casa, sem fins lucrativos, estimula que o cliente pague um valor maior (quanto quiser e se quiser) para garantir que o espaço continue funcionando. Rua Harmonia, 123, Vila Madalena, tel.: 3530-0907. De terça a sexta, das 8h às 15h.

Casa Santa Luzia

 Há treze anos o supermercado tem um setor dedicado a alimentos especiais, que inclui, além de mais de 1500 produtos orgânicos, integrais, linha light e diet, itens sem glúten ou sem lactose. Cereais e conservas, matinais, geleias e doces, bebidas, chás, cafés e massas estão entre as categorias disponíveis. E isso sem contar os hortifrútis. Alameda Lorena, 1471, Jardim Paulista, tel.: 3897-5000. De segunda a sábado, das 8h às 20h45.

Site dos orgânicos

A empresa trabalha com o envio mensal de cestas de produtos, mediante assinatura, e opção de compras avulsas. Atende a mais de 100 bairros da capital (o mapa para consulta de endereços está disponível no site). As entregas são feitas duas vezes por semana, às terças e quintas. Os pedidos devem ser feitos com 48 horas de antecedência. 

Caminhos da Roça

 Legumes, frutas, verduras, sucos, doces, produtos de higiene pessoal e de limpeza podem ser pedidos pelo site. Entregas em todas as regiões da capital e também na Granja Viana, às terças, quartas e sextas-feiras.