Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Destinos perto de São Paulo para ir com as crianças nas férias

01 de Junho de 2018 | Diversão - Serviço

 Atualizada em 8/6/2018.

camposjordao-Cidade_turistasJulinaCintra-cangurusp.jpg (125 KB)
Centro de Campos de Jordão | Foto: Juliana Cintra /Divulgação



Locais próximo à capital paulista têm programação vasta para o mês de recesso escolar, com passeios culturais, históricos, de aventura e na natureza, para agradar a toda a família

Por Verônica Fraidenraich

Ecoturismo, bondes, trenzinho, festivais, piquenique e muito chocolate. Essas são algumas das atrações que aparecem constantemente nos destinos turísticos mais procurados do inverno. A Canguru selecionou cinco deles que têm em comum, além de tantas delícias, os seguintes quesitos: estão perto da capital paulista (para facilitar os preparativos de quem deixou para programar a viagem da família de última hora) e têm passeios especialmente pensados para quem tem crianças, como você. Bom proveito!

saoluisparaitinga-prefeitura-cangurusp.jpg (122 KB)
São Luiz do Paraitinga |Foto: Prefeitura de SLP/Divulgação

São Luiz do Paraitinga

Distância da capital: 179,2 km
Principal acesso: SP–070 (Rodovia Ayrton Senna)

O casario do século XIX garante às crianças o divertido clima de volta ao passado em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba. E as ruas da cidade histórica ficam ainda mais animadas durante o inverno. Em 8, 9 e 16 de junho, o tradicional Arraiá do ChiPul Pul colore o mercado municipal com balões, bandeiras e bonecos gigantes que encantam a criançada. A ideia é divulgar a cultura caipira, com música, arrasta-pé, comidas e brincadeiras típicas – o nome da festa é uma referência ao som do “foguete de vara”, que, na tradição local, serve para espantar os maus espíritos e deixar o ambiente pronto para a comemoração.

Em julho, ocorrem duas grandes celebrações também de tradição caipira – a Festa de São Pedro e a Temporada de Inverno –, entre os dias 6 e 29. Além de serestas e apresentações de dança pelas ruas do centro histórico, há muitos shows e peças de teatro exclusivas para os pequenos. A programação completa pode ser consultada no Centro Turístico e Cultural Nelsinho Rodrigues. Um passeio legal para fazer com as crianças é visitar as fazendas históricas do ciclo do café que estão abertas para visitação ou “pouso”. No distrito de Catuçaba – com acesso pela Rodovia Oswaldo Cruz, no sentido de Ubatuba – está a Fazenda São Luiz, que tem uma variedade de atividades para famílias, como a visita guiada ao casarão-sede e as oficinas de peteca, boneca de palha, paçoca e pau a pique. O passeio pode acabar com almoço ou café colonial com bolo de fubá, doce de leite caseiro e outras iguarias da roça.

A cidade histórica também é cheia de atrações para curtir a natureza, já que abriga um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. O floating é indicado para crianças de todas as idades e consiste num passeio de bote em rio com águas calmas. Também há rafting, descidas em corredeiras em grupo, para crianças a partir dos 6 anos, além de trilha, cachoeira, cavalgada e tirolesa, indicadas para crianças maiores e adultos.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Pousada Asa do Vento
Via de Acesso Dr. Renato Aguiar, 300, Vigor
Tel.: (11) 94204-1948 / (12) 3671-1358
www.asadovento.com.br

Pousada Araucária
Via de Acesso Renato Aguiar, 500, Centro
Tel.: (12) 3671-1501
www.araucariapousada.com.br

Pousada Villa Parahytinga
Rua Cel. Domingues de Castro, 54
Tel. (12) 3671-1171
http://www.pousadavillaparahytinga.com.br/

 

trezinho-by-toni-perecin-prefeituraaguassaopedro-cangurusp.jpg (140 KB)
Trenzinho leva a passeio pelo centro, em Águas de São Pedro | Foto: Toni Perecin /Divulgação

Águas de São Pedro 

Distância da capital: 183 km
Principal acesso: SP–348 (Rodovia dos Bandeirantes)

Conhecida por ser uma estância hidromineral projetada para o turismo, a cidade é ótima para quem curte um local tranquilo para passear com a família. Isso não quer dizer que a criançada vai ficar parada, pois tem bastante coisa para fazer. A começar pelo passeio de trenzinho. Um roteiro percorre os pontos turísticos da cidade – como o Fontanário e o Spa Thermal –, e outro leva ao apiário, onde é possível aprender um pouco mais sobre o cultivo do mel e seus derivados.

O ponto de partida é o Parque Dr. Octavio Moura Andrade, que abriga o Bosque Municipal e concentra muitas das atrações locais. É lá que ficam os brinquedos infláveis, “motinha”, pula-pula e minibugue, com ingressos pagos, que abrem diariamente durante as férias de julho. O espaço verde também oferece circuito de tirolesa e arborismo, com 13 diferentes obstáculos montados próximo à copa das árvores, a uma altura que varia entre 13 m e 20 m. Outra atividade interessante que sai do parque é o passeio de charrete, que circula pelas áreas verdes da cidade, como o Mini-Horto, sempre acompanhado de um guia. O espaço é pequeno, mas pode render uma caminhada para observar as plantas ornamentais e o lago com carpas coloridas. Há ainda dois tipos de cavalgada, com duração de uma hora e meia ou uma hora. 

Em julho, ocorre na cidade a tradicional Festa Julina da Igreja Matriz Imaculada Conceição, com barracas de comidas típicas e apresentações musicais. Entre os dias 13 e 29, está prevista a Feira do Livro, no Centro de Convenções, que sempre tem atividades para as crianças, como oficinas e contação de histórias.

Águas de São Pedro é o segundo menor município do Brasil em extensão territorial, com apenas 3,5 km2, e ganhou fama por suas águas carregadas de enxofre, consideradas medicinais. A cidade tem diversas fontes e locais como o Monumento das Águas, que vale uma visita quando os chafarizes estão ligados – é preciso se informar no local sobre dias e horários de funcionamento.

Se a energia e o tempo de estada permitirem, em destinos vizinhos como São Pedro é possível visitar cachoeiras e praticar esportes de aventura. É lá também que está o Thermas Water Park, parque aquático que, além de inúmeras atividades na água, possui áreas temáticas de exposição permanente de dinossauros, insetos gigantes e fundo do mar.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Grande Hotel São Pedro
Parque Dr. Otávio de Moura Andrade, s/n
Tel.: (19) 3482-7600
www.grandehotelsenac.com.br/br/sao-pedro

Hotel Portal das Águas
Rua Maximiano Santin, 120
Tel.: (19) 3482-1259
www.hotelportaldasaguas.com.br

LS Villas Hotel & Spa
Rua Joviano Nouer, 155, Centro
Tel.: (19) 3482-7910
lsvillas.com.br

Pousada Estrela da Manhã
Rua Guiomar Soares de Andrade, 25, Centro
Tel.: (19) 99774-9968 / (19) 34822140
www.estreladamanhapousada.com.br

Pousada Mineira Noronha
Rua Raul Ribeiro da Costa, 114 - Centro
Tel.: (19) 3482.1179
www.pousadamineiranoronha.com.br

 

camposjordao-jardimAmantikir-Sergiobiagioni-cangurusp.png (1.18 MB)
Jardim Amantikir, Campos de Jordão | Foto: Sérgio Biagioni / Divulgação

 CAMPOS DO JORDÃO 

Distância da capital: 197,9 km
Principal acesso: SP–070 (Rodovia Ayrton Senna)

O destino de inverno mais badalado de São Paulo fica na Serra da Mantiqueira, a 197 km da capital paulista. Conhecida pelas casas de madeira em estilo alpino, a cidade lota em julho por conta do Festival de Inverno, que reúne grandes nomes da música erudita. As lojas de chocolate na Vila Capivari, no centro da cidade, são outro destaque do local, que tem também pequenas fábricas como a Chocolate Araucária, para observar a produção do doce, conhecer a sua história e, melhor de tudo, provar a guloseima.

A cidade oferece diversas opções ao ar livre que são ótimas para a criançada andar e correr à vontade e estar em contato com a natureza. No Parque Amantikir, localizado antes do portal de entrada da cidade, há 700 espécies de plantas espalhadas em 60 mil metros quadrados da área. Além dos 26 jardins, o labirinto, certamente, é o principal atrativo para a garotada, que
pode ser perder à vontade entre as paredes verdes de 2,2 m de altura.

Já o Horto Florestal tem 8.341 ha (hectares) e ocupa um terço da superfície do município, com trilhas, cachoeiras, lagoas e esportes de aventura, como arborismo e tirolesa. Conta com uma boa infraestrutura, com área para piquenique, restaurante, lanchonete e lojinha de artesanato. Para quem curte o contato com belos e curiosos insetos, Campos tem também um borboletário.

O passeio de bonde é outra boa pedida para os pequenos. Realizado em uma simpática máquina em estilo inglês, oferece um circuito urbano e outro até a vizinha Santo Antônio do Pinhal. No local de embarque, no Parque Capivari, é possível andar de pedalinho e pegar o teleférico que leva ao Morro do Elefante, de onde se pode avistar toda a Vila Capivari – o centrinho da
cidade.

No Parque da Floresta Encantada, casinhas temáticas remetem a histórias conhecidas do universo infantil. Tem a casa do coelho, dos anjos, da Branca de Neve, da bruxa e dos gnomos. Nos fins de semana, monitores fantasiados de personagens completam a diversão. Tem ainda a opção de conhecer a Fazendinha Toriba, que pertence ao hotel de mesmo nome. As crianças podem interagir e alimentar galinhas, patos, faisões, pavões, coelhos, ovelhas, javalis, cabras, porquinhos e outros animais. Fica numa área de 300 mil metros quadrados, com bosques, vegetação nativa, lago, horta orgânica, quiosque para lanches, mesas para piquenique e trilha. A maioria dos passeios é paga, mas muitos são gratuitos para crianças de até 3 anos – alguns, até 5 anos.

Programação de junho

Para este mês estão previstos vários eventos que podem agradar a toda a família. Entre os dias 8 e 10, acontece o Fest Bossa & Jazz, na praça São Benedito. No dia 16, tem festa junina no Centro de Eventos André Franco Montoro, e, no dia 23, ocorre o Circuito Cultural Paulista Roda de Viola, também na Praça São Benedito.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Hotel Le Renard
Rua Eng. Souza Campos Junior - Recanto Feliz
Tel. (12) 3669-2220
http://lerenard.com.br/

L.A.H. Hostellerie
Rua Lasar Segal, 431 - Fonte Simão
Tel. (12) 3663-2926
http://www.lahh.com.br/pt-br

Pousada Alto da Boa Vista
Rua das Hortências, 605 - Alto Boa Vista
Tel. 0300 888 2202 ou (11) 98205-2510 (Whatsapp)
http://www.pousadacamposdojordaoabv.com.br/

Hotel Vila Inglesa
Rua Marianne Baumgart, 3400 - Vila Inglesa
Tel. (12) 3669-5000
http://www.hotelvilainglesa.com.br/

Carballo Hotel & Spa
Av. Pedro Paulo, 1600 - Descansópolis
Tel. (12) 3663-6575
http://www.carballo.com.br/

monteverde-AvenidaMonteVerde-creditoAHPMV-cangurusp.png (1.05 MB)
Avenida principal da cidade, em Monte Verde | Foto: Associação de Hoteis e Pousadas de Monte Verde /Divulgação

 MONTE VERDE

Distância da capital: 165,9 km
Principal acesso: BR–381 (Rodovia Fernão Dias)

Tradicional destino de montanha, pertence ao Estado de Minas Gerais, embora esteja bem mais próximo da capital paulista que da mineira. O distrito da cidade de Camanducaia, fundado por imigrantes europeus da Letônia, fica aos pés da Serra da Mantiqueira e costuma atrair muitos casais em busca de sossego, mas também pode ser um lugar delicioso para a garotada.
A avenida principal, que concentra o burburinho, tem lojinhas que produzem e vendem todo tipo de produto artesanal, de cervejas a geleias. Para as crianças – e viciados em chocolate de qualquer idade – o destaque são as pequenas fábricas, que vendem bombons, pães de mel e bebidas quentes.

Uma pista de patinação no gelo, aberta o ano todo, também faz a alegria da garotada. Monitores estão à disposição, assim como andadores reguláveis para diversos tamanhos, que ajudam os principiantes a manter o equilíbrio.

Nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho, acontece o Festival de Inverno, pensado sob medida para agradar aos pequenos. Entre os destaques, o grupo Poesia Cantante apresenta A Matrioska Caiu no Samba, que conta a história de um baú misterioso capaz de transformar tudo em poesia e música. Já a Associação Dramágico de Teatro de Divinópolis mostra O Circo das Ilusões. Com linguagem de teatro de rua, o espetáculo é apresentado em um único ato, contando a história de um circo e seus personagens. Por fim, a trupe Maria Cutia encena Na Roda, com repertório de canções colhidas no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas, contadas (e cantadas) por palhaços, bonecos com belas máscaras e atores, que convidam a criançada a entrar na roda e participar. Diversão garantida!

Na zona rural, o forte é o ecoturismo. A Fazenda Radical organiza passeios de quadriciclo e tirolesa. Outra atração é a trilha da Pedra Redonda, um dos picos de Monte Verde. É curta, menos de 1 km de extensão, tem acesso rápido, cerca de 20 minutos, e nível fácil, tornando-se um pouco mais íngreme apenas no último trecho.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Pousada Spa Mirante da Colyna
Rua do Selado, 187
Tel.: (35) 3438-2613
www.mirantedacolyna.com.br

Pousada Villa D’Amore
Rua Constelações, 609, Centro
Tel: (35) 3438-1398
www.villadamore.com.br

Pousada Carícia do Vento
R. Parelha, 128, Centro
Tel.: (35) 3438-2828
pousadacariciadovento.com.br

Pousada Suíça Mineira
Av. Monte Verde, 1.950
Tel.: (35) 3438-2842
www.pousadasuicamineira.com.br

Kuriuwa Hotel
R. do Bosque, 309, Jardim das Montanhas
Tel.: (35) 3438-1959
www.kuriuwahotel.com.br

camposdelavandasdecunha-foto-joas_ferreira-cangurusp.jpg (144 KB)
Campo de lavandário em Cunha | Foto: Joas Ferreira / Divulgação

Cunha

Distância da capital: 239,8 km
Principal acesso: BR–116 (Presidente Dutra)

 A cerâmica é a marca registrada dessa cidade de montanha, quase escondida em meio à exuberância da Mata Atlântica. Nas férias de julho, acompanhar a abertura das fornadas pode ser uma boa opção de programa – as famílias costumam lotar os ateliês do centro para assistir ao ritual. Outro passeio gostoso e diferente é visitar os campos de lavanda, como o Lavandário e o Contemplário, respectivamente nos KMs 54,7 e 61,5 da estrada SP–171 (Guaratinguetá-Paraty). Dá para aprender um bocado sobre o cultivo da planta e a produção de sabonetes e velas, entre outros produtos à venda.

Cunha também tem muitas quedas-d’água boas para o banho. Na Cachoeira do Pimenta, dá para ir de carro até sua base, pela Estrada do Monjolo, sendo, portanto, a mais recomendada para crianças. Para os mais aventureiros, há a opção de fazer uma pequena trilha pela região.

Quem tem crianças maiores e disposição para caminhadas mais longas e exigentes pode visitar a Pedra da Macela, que dá vista para Ubatuba, Paraty e Ilha Grande. O trajeto tem 4 km no total e dura cerca de três horas, incluindo a subida mais devagar, no ritmo dos pequenos, um piquenique no alto da pedra e descida.

Entre os dias 30 de junho e 29 de julho, tem Festival de Inverno na Praça Matriz, com concertos, corais e espetáculos de dança nos fins de semana e no feriado. Nos arredores da praça, barraquinhas e restaurantes oferecem as delícias locais, como pinhão, queijos, cogumelos, cordeiro e truta. Ótima pedida para a criançada descobrir novos sabores.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Hotel Fazenda Uemura
Rodovia Salvador Paceti, KM 69,5, s/n
Tel.: (12) 3111-5252 / (12) 3111-3404
hoteluemura.com.br

Pousada Quinta da Serra
Estrada do Monjolo, KM 10, s/n, Monjolo
Tel.: (12) 99707-7714
www.pousadaquintadaserra.com.br

Pousada Barra do Bié
Estrada SP–171 (Cunha/Paraty), KM 59 + 6 km
Tel.: (12) 3111-1477
pousadabarradobie.com.br

Pouso Caminho das Artes
Rua Benedito Marques de Oliveira, 160, Vila Rica
Tel.: (12) 3111-1896
www.pousocaminhodasartes.com.br

Estalagem Shambala
Rodovia SP–171, KM 49,2
Tel.: (12) 3111-1500
www.estalagemshambala.com.br

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)