Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Famílias organizadas são mais harmoniosas, e filhos melhoram até nos estudos

01 de Janeiro de 2018 | Comportamento
Famílias organizadas são mais harmoniosas, e as crianças podem ser beneficiadas até nos estudos

Por Juliana Sodré

organizacao_casa_cozinha_depositphotos.jpg (181 KB)

Já arrumou seu quarto? Fez a lição de casa? Guardou os brinquedos? São muitas as cobranças ao longo do dia em uma família. A falta de organização do espaço físico e do tempo gera cansaço e estresse tanto para os pais quanto para as crianças. Por isso, especialistas defendem que os pequenos sejam conscientizados desde cedo para manterem a casa e a vida mais organizadas, com consequente ganho de produtividade e sentimento de satisfação. Estudos indicam que crianças que aprendem com os pais os conceitos básicos da educação organizacional podem se tornar estudantes mais eficientes e profissionais melhores. Então, vamos pôr ordem no “lar doce lar”? O início de 2018 pode ser uma boa oportunidade para isso.

Crianças com 2 anos já conseguem estabelecer contratos de organização. “Acesso fácil aos brinquedos, rotina e cuidados com as próprias coisas são conceitos que já podemos aplicar aos filhos mais novos”, diz a home coach e presidente da Associação Regional dos Profissionais em Organização e Produtividade, Letícia Cordeiro. Fazendo isso desde a infância, a criança tende a automatizar a organização e a levar uma vida mais fluida.

Mas, para atingir o objetivo de uma família organizada, os pais têm que fazer o seu papel também. Não se pode deixar de ir a um evento importante para a criança alegando não ter tido tempo, por exemplo. “Com a casa em ordem, a família consegue ter tempo para o que é realmente importante”, diz a paulistana Cássia Graota, idealizadora do blog Fora Bagunça. Ela levou o assunto tão a sério que fez do hobby sua profissão. Dando dicas de organização e produtividade, resolveu se profissionalizar como organizer e, junto com uma sócia, fundou a Order4u para promover assessoria em organização de todos os tipos. “A organização do tempo e da casa traz para as famílias um ganho de produtividade e um sentimento de satisfação. O indivíduo cresce com mais confiança, leveza. Tudo flui melhor quando se é organizado”, defende.

Na casa da servidora pública Thereza Tibau, o serviço foi muito bem-vindo: “A profissional ajudou a reorganizar o ambiente, levando em consideração não apenas a estética, mas a rotina e a praticidade. Proporcionou organização pessoal e comportamental aqui em casa, facilitando o dia a dia e garantindo mais qualidade de vida”.

Cuidados

Como tudo na vida, organização também não deve ser excessiva. O ideal é a busca do equilíbrio. As pessoas também devem ficar atentas ao acúmulo de coisas. Muitos brinquedos, muitas roupas e muitos itens de decoração podem dificultar e até atrapalhar o processo de organização do lar.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)