Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


O poder do 'não': É justo com as crianças dar a elas tudo o que desejam?

01 de Janeiro de 2018 | Colunas

Por Bebel Soares

Padecendo_presente_depositphotos.jpg (215 KB)
Foto: Deposit Photos

 

Nossas crianças são vítimas de uma sociedade que não valoriza o ser e supervaloriza o ter. Você tem maturidade para educar seus filhos? A necessidade de refletir sobre o consumismo é urgente.

Existe mesmo necessidade da realização imediata dos desejos das crianças? Elas pedem, nós damos, no dia seguinte já perderam o interesse e já estão pedindo outra coisa. Seu filho pede por modinha ou é você quem curte a modinha e dá sem ele pedir?

Muitas pessoas deixam de dar porque não podem, outras dão tudo porque podem. É apenas uma questão de poder aquisitivo? É justo com as crianças dar a elas tudo o que desejam? O não faz um bem danado. Educar inclui ajudar a lidar com as frustrações, inclui dizer “não”. O “não” ensina muito!

Não é apenas sobre educar nossas crianças, é sobre nos educarmos, ou nos reeducarmos, para um pensamento crítico, para não descontarmos nossas frustrações adquirindo bens materiais. Escolha o que é realmente importante, valorize o presente quando ele é um sonho da criança. Não alimente o consumismo. Reflita sobre a importância da presença, ela jamais substituirá um presente.

Não é uma questão de poder aquisitivo nem uma questão do preço dos produtos. É uma questão de valores. Dar presente não vai fazer a criança se sentir amada, feliz. A criança não precisa ter o brinquedo da moda só para que ela se sinta parte de um grupo. A individualidade deve ser valorizada.

Dê presentes, dê brinquedos. Não deixe de dar. Mas procure valorizá- los. Procure dá-los nas datas comemorativas. Que eles sejam realmente esperados, sonhados, desejados. Que eles tenham significado e importância. Dê espaço para a imaginação e a criatividade.

Que a palavra para este 2018 que começa seja “sustentabilidade”. A satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

 

 

Bolinha-bebelsoares.png (669 KB)Bebel Soares é fundadora da plataforma de apoio a mães Padecendo no Paraíso. Na Canguruela fala sobre educação, saúde, alimentação, sexo, inclusão e viagens.
 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)