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Ver todas as atraçõesÉ permitido ser criança: a importância do livre brincar na infância
Por Elis Simões

Atualmente vivemos em um mundo atribulado, com nossas demandas diárias divididas em várias facetas, e, com isso, há uma forte aceleração do nosso próprio tempo. Isso é passado de geração em geração, e cada vez mais vemos nossas crianças com uma série de atividades dentro e fora da escola.
A criança muitas vezes deve dar conta de uma rotina extremamente acelerada, e isso acaba por desvenerar sua própria infância. Precisamos estar em constante atenção para não atropelar esse tempo-espaço tão precioso, momento este do desencadear e do desabrochar de potências individuais. Como podemos nos sensibilizar e estar disponíveis para pensar sobre isso? É necessário que se valorizem a liberdade e o brincar da criança, onde ela possa se transformar, ressignificar e aprender de acordo com sua própria essência. O universo infantil é cheio de riqueza e de possibilidades, e é preciso que deixemos nossos filhos explorarem o mundo com sua própria sabedoria.
Através do brincar livre, a criança entra em contato com papéis simbólicos, com seu próprio corpo e com o outro. Ela busca soluções, se articula diante de materiais e espaços e contempla as grandes miudezas encontradas pelo caminho. A brincadeira é capaz de valorizar o protagonismo individual e a oportunidade de a criança ser o que ela é. Ela precisa viver o ócio, podendo decidir por si mesma a forma, o tempo e o que ela quer brincar e experimentar. Brincando, ela aprende a se escutar e a entrar em contato consigo mesma sobre suas escolhas, dificuldades e objetivos e, assim, é capaz de articular possibilidades de solução dentro dessa esfera de forma lúdica.
"A brincadeira é capaz de valorizar
o protagonismo individual e a
oportunidade de a criança ser o que ela é"
O brincar livre promove a construção das subjetividades e permite o encontro consigo mesmo, ou seja, a partir do desejo, a criança configura suas ações e as realiza diante do mundo, encontrando contorno e clareza de como funcionam regras sociais e desmistificando, assim, questões do seu contexto e entorno.
Há uma ilusão de que o preenchimento do tempo da criança corresponde a certa qualidade. Então, paremos para realizar alguns questionamentos. Em quais espaços percebemos que essa brincadeira realmente é privilegiada? Em que momentos? Conseguimos estar num lugar da observação desse processo?
A brincadeira livre tem um valor inestimável no âmbito do desenvolvimento infantil, pois ela caracteriza-se como ação experimental, sem imposições, restrições ou julgamentos; é simplesmente o exercício de “ser criança”. Nossos filhos não estão precisando de estímulos externos e orientações, eles precisam de espaço e tempo para exercer suas possibilidades e desejos.