Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Aprenda 5 jogos para brincar em qualquer lugar com seus filhos

15 de Fevereiro de 2018 | Diversão - Colunas

Por Na Pracinha

brincar_brincadeiras_jogos_depositphotos.jpg (170 KB)
É possível se divertir com os filhos em qualquer lugar, mesmo sem brinquedo | Foto: Deposit Photos

 

Restaurante, sala de espera de consultório, filas de banco, trânsito, trajetos de viagens: parece que estar com crianças nesses lugares é estresse na certa. Vale, então, colocar em prática algumas dicas de brincadeiras que não precisam de nenhuma estrutura para serem feitas (e ainda dispensam o celular!). De quebra, ainda ajudam a estreitar ainda mais os vínculos entre pais e filhos.

Ar, terra e mar

A criança, inicialmente, escolhe uma das palavras: ar, terra ou mar. Se a criança escolhe “ar”, por exemplo, o adulto (ou quem estiver participando da brincadeira) fala o nome de um animal que vive no ar. Depois a criança fala, e assim sucessivamente, até se esgotarem as possibilidades. Não vale repetir o animal. Em seguida, passará para “terra”, depois “mar”.

Elefante voa

A criança fica de frente para o adulto. O adulto pergunta se determinados bichos voam. Se voarem, a criança deverá responder “voa” e fazer o gesto com os braços. Exemplos: “Galinha voa? Pato voa? Elefante voa?”.

Continue a história

Você começa uma história inventada. Por exemplo: “Era uma vez, uma menina que morava numa casa amarela. Um dia...”. Em seguida, você pede para a criança continuar, inventando o que acontece na sequência. Vocês continuam a história revezando entre si.

Com meus olhinhos

Escolha um objeto no ambiente onde estiver com a criança e cite a cor dele: “Com meus olhinhos, estou vendo algo verde”. A criança explora o ambiente até encontrar o objeto mencionado.

Macaco disse

O “macaco”, ou mestre, é quem determina o que a criança tem que executar, segundo a regra que exige o comando completo: “macaco disse para subir a escada” ou “macaco disse para saltitar no lugar” etc. Somente as ordens dadas pelo macaco devem ser obedecidas. Se disser somente “levante os braços”, deve-se permanecer na posição anterior, até que a ordem venha do macaco.

 

 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

 

 

 

Na PracinhaNa pracinha é um movimento que incentiva o brincar na infância, próximo à natureza e em todo lugar. A ação promove eventos brincantes pela capital mineira, e suas idealizadoras, Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, são autoras do guia Beagá pra Brincar. Na Canguru, a publicitária Flávia compartilha dicas de passeios e brincadeiras em família..

site  www.napracinha.com.br