Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


BH recebe mostra de narração artística neste fim de semana

Grupo Abrapalavra_ Credito Claudia Magnani.jpg (174 KB)
Grupo Abrapalavra - Foto: Cláudia Magnani

Entre os dias 17 e 21 de maio, vários espaços da cidade recebem a 1º Mostra Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte. Com atividades gratuitas, a mostra tem em sua programação apresentações de espetáculos, mesas de debate e oficina.

 

Confira a programação completa.

17/05 - Quarta-feira

10h- Sessão de histórias com narração e leitura em voz alta - Gazel Zayad (Colômbia) Sandrita Aravena (Chile)
Classificação: livre
Local: Biblioteca Regional do Centro Cultural Vila Fátima
Rua São Miguel Arcanjo, 215 - Fazendinha

14h - Sessão de histórias com narração e leitura em voz alta - Joca Monteiro (Amapá) e Linete Matias (Alagoas)
Classificação: livre
Local: Biblioteca Regional do Centro Cultural Jardim Guanabara
Rua João Álvares Cabral, 277 - Jardim Guanabara

20h - Abertura Oficial da Mostra
Intervenção artística: Sebastião Farinhada (MG)
Sebastião Farinhada é um cantador popular e narrador de tradição oral de Espera Feliz-MG. Na Mística de Abertura, Farinhada irá promover uma celebração à palavra, como se nos reuníssemos em volta de uma grande fogueira.

Espetáculo: No Colo da Menina Infância, com Giba Pedroza (SP)
Classificação: livre
Local: Sesc Palladium - Teatro de Bolso
Av. Augusto de Lima, 420 - Centro

Sinopse: Giba Pedroza é um mestre da narração oral, conhecido em todo o Brasil. Neste espetáculo de abertura da Mostra, ele desfia narrativas, poemas e cantigas em uma celebração da infância. O imaginário e a criatividade infantil brincam com histórias inventadas por crianças, contos e poemas de autores como Pedro Bandeira, Tatiana Belinky e contos adaptados do livro “Contos da Rua Brocá”, do escritor Pierre Gripari.

18/05 - Quinta-feira

10h - Roda de Leitura – Gazel Zayad (Colômbia) Sandrita Aravena (Chile)
Classificação: livre
Local: Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
Praça da Estação - Rua Aarão Réis, S/N - Centro

17h30 - Intervenção artística - Silas da Fonseca (MG)
Silas da Fonseca é um contador de causos e compositor de Sabará-MG. Morador da comunidade rural do Pompéu, trará histórias das Minas e dos caminhos das gerais.

Mesa: O Lugar da Narração de Histórias nas artes integradas: a potencialidade da Palavra
Participantes: Linete Matias, Giba Pedroza e Gislayne Matos (MG)
Mediadora: Aline Cântia
Local: Sesc Palladium - Teatro de Bolso

A mesa de estreia da Mostra conta com a participação de três importantes narradores do cenário nacional: Gislyane Matos, Giba Pedroza e Linete Matias. A conversa pretende transitar em torno da Palavra: suas potencialidades para o narrador oral, seu lugar na história brasileira, nas culturas que nos formam e nas artes integradas. A mediação será feita pela também narradora Aline Cântia, coordenadora da Mostra.

20:00 - Espetáculo em espanhol: Cuentos para reír y cantar com Gazel Zayad (Colômbia)
Classificação: livre
Local: Sesc Palladium - Teatro de Bolso

Sinopse: Gazel Zayad é um narrador colombiano. Cantautor e pesquisador da cultura popular, ele convida o público para uma deliciosa mescla de contos e canções que nos conduzem por diferentes países. Com versos, narrativas, ritmos e cantigas, seguirá ao encontro de personagens fantásticos e situações divertidas, nas quais o público se transforma em protagonista, abrindo um mundo onde sonhar, sorrir e cantar são sinônimos de viver.

19/05 - Sexta-feira

10h - Bate-papo com o grupo de contadores de histórias da Biblioteca Infantil e Juvenil de BH
Local: Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

17h30 - Intervenção artística - Rodrigo Teixeira (MG)
Rodrigo Teixeira é bibliotecário, contador de histórias e mediador de leitura na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Mesa: Narração de Histórias, os espaços e o mercado de trabalho: possibilidades e desafios
Participantes: Beatriz Myhrra, Joca Monteiro, Josenberg Mendes e Sandrita Aravena
Mediadora: Tatiane Reis
Local: Sesc Palladium - Teatro de Bolso

O Brasil tem sido um centro pulsante de narradores de histórias. Esta mesa convida experientes narradores e produtores para compartilharem suas experiências no âmbito da criação, produção e fruição do trabalho. Com Beatriz Myhrra, Sandrita Aravena, Joca Monteiro e Josemberg Mendes e mediação da produtora cultural e gestora da Mostra, Tatiane Reis.

20h - Espetáculo: Histórias e anedotas de um Bobo da Corte, com Gislayne Matos (MG)
Classificação: livre
Local: Sesc Palladium - Teatro de bolso

Sinopse: Numa época antiga, o Bobo da Corte era um importante personagem nas cortes reais. Sua função era alertar o rei sobre os riscos de se tomar caminhos inspirados na vaidade, arrogância, avareza e vingança. Com suas verdades deslavadas ele protegia o reino dos excessos e incorreções. Era o freio capaz de parar os delírios de poder que desde sempre acometem governantes. Com sua experiência de narradora de histórias, escritora e pesquisadora, Gislayne Matos nos prestigia, nos tempos de agora, com as histórias e anedotas de um tradicional Bobo da Corte.

20/05 - Sábado

09h às 12h - Oficina “A Imagem Falada”, com Gazel Zayad e Sandrita Aravena
Local: Sesc Palladium - Espaço Multiuso

Música, memória, narração oral, histórias tradicionais, corpo e voz. Esta oficina compartilha as possibilidades e os desafios do universo do contador de histórias contemporâneo. Com atividades práticas e teóricas, a atividade também procura aproximar o público da literatura latino-americana.

15h - Intervenção Artística - Cia Pé de Moleque (MG)
A Cia Pé de Moleque, com Isaac Luis e Juliana Daher, traz um repertório cênico-musical, com histórias narradas junto a um repertório musical de canções autorais e do cancioneiro popular.

Mesa: A Narração de História como espaço de incluir e de educar
Participantes: Glicélio Ramos, Ilma Soares, Rosana Montalverne e Sandra Lane
Mediador: Marcos Túlio Damascena
Local: Sesc Palladium - Teatro de bolso

Os espaços da narração de histórias são múltiplos: vão desde as fogueiras até os teatros, passando por escolas, presídios, bibliotecas, empresas, praças e parques. A mesa de debate, assim como o tema, é múltipla e conta com experientes e sensíveis profissionais da palavra: Glicélio Ramos, Ilma Soares, Rosana Montalvernne e Sandra Lane. A mediação é de Marcos Túlio Damascena, fundador da Borrachalioteca de Sabará-MG.

17h - Intervenção Artística - Arautos da Poesia (MG)
Você aceita uma poesia? É com este convite que o Grupo Arautos da Poesia abrirá a última mesa da Mostra. É uma iniciativa da Borrachalioteca de Sabará e tem como objetivo aproximar crianças, jovens e adultos do prazer da leitura de poesia.

Mesa: A música na narração de histórias
Participantes: Carlinhos Ferreira, Gazel Zayad e Kristoff Silva
Mediador: Chicó do Céu
Local: Sesc Palladium - Teatro de Bolso

Dos menestréis aos griôs, a palavra narrada sempre esteve ligada à música. Na contemporaneidade, não é diferente. Para conversar sobre o tema, três músicos que têm suas trajetórias ligadas à sonoridade da palavra, às pesquisas da cultura popular e à própria narração de histórias: Carlinhos Ferreira, Gazel Zayad e Kristoff Silva. A mediação é do compositor Chicó do Céu, coordenador artístico da Mostra.

19h - Espetáculo: Contos de Lá nos Cantos de Cá, com Aline Cântia, Chicó do Céu e Aurora Majnoni (Itália). Direção: Daniela Perucci (MG)
Público: Família
Local: Sesc Palladium (Teatro de Bolso)

Sinopse: George Harrison, o beatle George, disse uma vez que sem sair pela sua porta você pode conhecer todas as coisas do universo. Que sem olhar pela janela, você pode conhecer os caminhos do céu. O espetáculo "Contos de Lá nos Cantos de Cá" propõe uma coisa semelhante. São viagens pelo mundo e para dentro da gente mesmo, conhecendo pessoas e lugares, revelando criaturas e sensações. E os guias dessas jornadas são a Aline Cantia, Chicó do Céu, Aurora Majnoni e Dona Anita - que vão nos levar a locais que sempre sonhamos conhecer. 

 

21/05 - Domingo

16h - Espetáculo: Um Contador de Histórias da Floresta - As filhas da Matinta e outros encantos, com Joca Monteiro (AP)
Local: Sesc Palladium - Teatro de Bolso
Sinopse: Joca Monteiro, narrador de histórias do Amapá, vem pela primeira vez à Belo Horizonte, trazendo as peculiaridades do contador de histórias do meio do mato. Uma celebração ao narrador da floresta. O contador narra as histórias da encantaria amazônica tecidas à poesia das memórias de sua família com revelações surpreendentes dos mitos de sua ancestralidade.

18h - Espetáculo: Encantados das Águas, com Linete Matias (AL)
Local: Sesc Palladium - Teatro de Bolso

Sinopse: Linete Matias é de Piaçabuçu, onde o Rio São Francisco deságua no mar. O espetáculo “Encantados das Águas” traz as histórias que ela vem ouvindo desde criança, na esteira da porta de casa e que em 2013, pôde compartilhar por outras cidades ribeirinhas. Andando por Alagoas e Sergipe, seguiu o curso do rio, contando e ouvindo histórias de Mero, Nego D'água, Mãe D'água e fogo corredor. Agora, ela traz estas narrativas para Belo Horizonte, num repertório de canções, versos e contos num passeio rio abaixo, rio acima.

  • Data inicial: 17/05/2017
  • Data final: 21/05/2017
  • Evento Gratuito
  • Idade: Livre