Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Você tem problemas de visão? Hora de levar seu filho ao oftalmologista

03 de Maio de 2017 | Pai tem que fazer de tudo
menino-oculos.jpg (72 KB)
Foto: Pixabay

Você tem histórico na família de algum problema de visão? Já levou o seu filho ao oftalmologista?

Hoje com 12 graus de miopia em cada lado, os óculos de grau me acompanham desde os meus 5 anos, quando meu primeiro foi uma versão do Cebolinha. Lembro que nunca tive resistência ao uso, mas o que eu odiava era um tal de tampão para forçar o meu olho esquerdo, que era preguiçoso. Nunca usei direito e pago a conta até hoje.

Com o tempo passando e o grau aumentando, passou a ser complicado, por exemplo, jogar bola sem óculos. Foram vários modelos até finalmente optar pelas lentes de contato, que me deixaram livre por um bom tempo do meu “fundo de garrafa”.

Depois desse pequeno histórico da minha vida oftalmológica, hora de ir ao que interessa. Desde que o Samuca nasceu, monitorar seus olhinhos passou a ser uma das grandes preocupações minha e da Tereza. Além de mim, o meu sogrão tem histórico complicado no assunto. Então o levamos ao médico quando ele tinha uns 4, 6 meses e o especialista mandou retornar por volta dos 2 anos. Feito.

Recentemente fomos ao oftalmologista juntos. Eu, para buscar as minhas lentes, e o Samuel para fazer a primeira consulta com a nova médica, a mesma que me acompanha, Dra. Aline. Além do carinho, eu e mamãe achamos mais interessante ter um único profissional acompanhando os dois casos. Como foi lindo e emocionante o nosso “bichinho” falando cada figurinha daquele quadro tipo apresentação com datashow. Leu até os pequenininhos! Fez um exame de fundo de olho e ele está 100%. Graças a Deus.

Conclusões

Com base em tudo que falei, visão é coisa séria. Eu vacilei por não ter usado o tampão. Meus pais fizeram de tudo! Mas, se vale um conselho, trate de achar uma forma aí se estiver passando por isso. Busque o histórico familiar e, na dúvida, procure um especialista. Se seu filho tem vergonha de usar óculos, seja paciente, tente uma armação descolada. Não enxergar bem vai impactar no rendimento escolar e na vida. Fica o meu alerta!

É possível ser feliz sendo míope, até me casei com uma mulher gata! Acho que tem seu charme, não é mesmo?