Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Você é exemplo para seu filho em relação a como se comporta?

06 de Março de 2018 | Conexão Familiar

patriciaprudente_beijo_maefilha.jpg (234 KB)

É muito comum observarmos pais e mães, desde o momento em que estão grávidos, se preocuparem e buscarem informações para o futuro de seus filhos... Observamos muitos grupos nas redes sociais que contêm dicas sobre escolas, dicas sobre médicos, dentistas ou outros profissionais, troca de experiências sobre alimentação, sobre vestuário, sobre decoração de quartos, enfim, é natural buscarem o que tem de melhor para os seus filhos.

Toda essa procura e troca de informação visa a construção, com muito amor e dedicação, do ambiente e de condições para acolher essa criança. Todo o cuidado é importante e necessário para o desenvolvimento da criança, porém, o que alguns pais se esquecem é de considerar o aspecto emocional do desenvolvimento. Pensar em incentivar habilidades sociais é fundamental para um saudável desenvolvimento infantil.

A criança vai crescendo e nossas dúvidas e incertezas também. Muitas vezes não compreendemos seus medos, comportamentos de birra, não entendemos por que ela reclama tanto, já que possui quase tudo?!

O que muitas vezes pode faltar, para nós pais, são informações e orientações de como se estabelecer uma boa relação afetiva com nossos filhos.

Primeiro, sugiro olharmos para nós mesmos, como exemplo primordial para nossos e filhos e responder a estas questões:

1- Quais as qualidades, características e capacidades você gostaria que seu filho tivesse?

2- Então, quem você tem que ser para seu filho poder desenvolver essas características, qualidades e capacidades?

Suas ações falam mais que muitas palavras. E a comunicação é primordial para compreendermos o que as crianças estão pensando, como estão agindo, como estão desenvolvendo essa inteligência emocional.

Diferente do adulto, a criança na maior parte do tempo não comunica por palavras. A comunicação predominante é através do comportamento, e não devemos esquecer que todo comportamento acontece devido uma necessidade humana. Compreender a comunicação emocional que a criança realiza e responder adequadamente a ela não é uma tarefa tão simples quanto parece. É nesse momento que devemos tentar olhar através do comportamento para enxergar as necessidades das crianças e também as nossas.

Então vamos lá:

1- Quais são as suas necessidades perante algum comportamento que deseja entender?

2- De que forma você procura acolhê-las?

3- De que forma você é exemplo para seus filhos, quanto ao seu comportamento perante alguma necessidade não compreendida?

Auxiliar as crianças a entenderem o que precisam, a pensar sobre o que realmente gostaria diante uma necessidade não compreendida, auxiliar na identificação das emoções, dos seus pensamentos, com certeza contribuirá – e muito – não somente para um desenvolvimento emocional adequado, com qualidade e habilidade sócio emocionais, mas para o desenvolvimento de uma autoestima saudável e fortalecida... mas vamos deixar esse assunto para um próximo bate papo!!!

Com amor,

Iara

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)