Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Será que não exigimos demais de crianças que têm menos de 4 anos?

13 de Dezembro de 2017 | Mãe Profissional

Por Adriana Goulart

Filha, cadê sua tarefa? Filha, já escovou os dentes? Guardou seus brinquedos? Deu boa noite para o papai?

Nossa! A gente exige muito dos pequeninos. Falo dos pequenos de 1 a 4 anos. É muita responsabilidade para quem poderia estar apenas brincando e se esbaldando na areia, no clube, entre amiguinhos no quintal de casa. Responsabilidade tão cedo assim faz bem?

Estive em uma reunião escolar nesta semana e começo a achar que precisamos encontrar um ponto de equilíbrio. As crianças iniciam a escolinha com 1 aninho, entram sozinhas, se já souberem andar, levando suas mochilas de rodinha. "Tão fofo!", costumamos dizer. Mas espera um pouco: não seria hora de levar no colo? De não ter mochila e somente brinquedos?

Maria faz aniversário em maio e por isso está quase 1 ano adiantada na turma, é uma das mais novinhas. Percebemos a diferença de sua maturidade e desejos não só no ambiente da escola, mas fora, nas festinhas e encontros com as amiguinhas.

Nos deram a tarefa de pensar se não deveríamos atrasá-la de turma no momento da mudança da escola para uma maior.

A verdade é que tenho vontade de atrasá-la para a vida! De permanecer com minha princesinha, tão doce, tão meiga, tão necessitada de mim e dos meus abraços e beijos, por muito mais tempo.

Responsabilidade dói!

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)