Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Sem 'smoothie challenge' nem desperdícios

28 de Agosto de 2018 | Meu Dinheirinho
molhos-vinagre-pixabay.jpg (104 KB)
  Desafio que usa alimentos diversos para fazer bebida mostra a que ponto o desperdício chegou |Foto: Pixabay

 

Por Carlos Eduardo Costa

Meses atrás, observei que Maria Eduarda, minha filha, separava alimentos na cozinha de nossa casa. Perguntei o que ela iria fazer com tudo aquilo e ela disse que iria preparar um smoothie challenge. Como eu não sabia o que era, pedi que me explicasse. 

Duda disse que o desafio consistia em escrever o nome de vários ingredientes em um papel e colocá-los em recipientes separados. Um, para as coisas gostosas. Outro, para as de sabor desagradável. A lista tinha produtos como mel, mostarda, chocolate em pó, vinagre, iogurte e limão. Em seguida, ela sortearia um determinado número de alimentos de cada pote e os bateria no liquidificador. Por fim, ela teria que dar um gole da bebida produzida. Quis saber o que faria com o resto. -- “Papai, vou jogar fora, pois não dá para beber tudo”.

Mas, afinal, onde ela tinha aprendido a fazer aquilo? Fiquei preocupado de ter sido na escola, mas ela me disse que não. Duda assistiu ao smoothie challenge em canais do Youtube. Pedi que me mostrasse os vídeos e vi que alguns youtubers brasileiros famosos, que falam para crianças e adolescentes, incentivavam essa prática. Pesquisando mais um pouco, percebi também que eles tinham copiado o ‘desafio’ de youtubers de fora do país.

Ao meu ver, essa prática exemplifica bem a que ponto chegou o desperdício em nossa sociedade. E o que caracteriza o desperdício? A compra ou uso de um produto sem o devido benefício. No caso em questão, muitos alimentos estariam sendo utilizados, não para alimentar uma pessoa, mas sim para diversão.  Parte do gasto da família do supermercado ganha outro fim que não a alimentação. Esse seria mais um dos diversos desperdícios que temos em uma casa, muitas vezes, sem sequer conseguir enxergá-los.

Vou dar um exemplo daqui de casa. Estou sempre cobrando da minha esposa e da Duda, o cuidado com a utilização da energia elétrica. Quais são as duas funcionalidades da energia elétrica em uma residência? A primeira delas é iluminar os ambientes e permitir que possamos fazer algo que não seria possível no escuro. E a segunda é permitir o funcionamento de diversos tipos de aparelho que garantem o conforto da vida moderna. A luz acesa de um quarto vazio ou a televisão ligada sem ninguém assistindo estão cumprindo seu objetivo? Claro que não. Por isso, sempre cobro atenção. Eu quero pagar uma conta de energia que represente a quantidade necessária para uma boa qualidade de vida. E a discussão não passa por ter ou não dinheiro para pagar uma conta mais alta. Em uma dimensão menor, podemos dizer que a eliminação de um desperdício é importante pois permite à família utilizar o valor economizado para outras escolhas. Em uma dimensão maior, ao desperdiçar menos, ajudamos o nosso planeta na busca, mais do que importante, por uma sustentabilidade maior – e que exija menos recursos.

Me baseei nesses argumentos para proibir a Duda de fazer o smoothie challenge. Devemos mostrar aos nossos filhos que todo desperdício deve ser evitado. Especialmente de alimentos. Ainda mais em um país como o nosso onde muitas pessoas passam fome!