Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Saiba que eletrodomésticos você precisa ter em casa para facilitar a rotina

01 de Dezembro de 2017 | Alimentação Infantil
eletrodomesticos.jpg (120 KB)
Foto: Pixabay

Não faz muito tempo, vi um post em um blog que perguntava sobre quais eletrodomésticos as mães usam para facilitar a vida. Eu embarquei no texto e, como tenho a maioria dos utensílios citados lá, quis dar o meu parecer do que funcionou e o que não funcionou na rotina alimentar da minha casa. Veja abaixo:

Mixer de mãos

mixer-de-maos-divulgacao.jpg (8 KB)

Uma mão na roda. Com ele você pode fazer molhos, vitaminas, massa de pequenos bolos, massa de panqueca, cremes, sopas e sucos. O ideal é que o modelo tenha o mixer, o fouet (famoso batedor de ovos) e um mini-processador inclusos em um único motor. Esse modelo 3 em 1 agrega ainda mais utilidades, como fazer clara em neve, chantilly, emulsionar algum molho, processar alimentos em menor quantidade, fazer patês, repicar cebola, alho e ervas, triturar grãos, sementes e oleaginosas. É uma beleza e ainda é muito fácil de lavar, o que ajuda a hora de escolher por ele ou por usar o processador e suas mil peças.

Fritadeira Air Fryer

airfryer.jpeg (188 KB)

Eu amo a minha, mas não uso todos os dias. Para mim, as funcionalidades implacáveis são: aquecer alimentos com queijo para gratinar, fazer linguiça, fazer coxinha da asa, fritar torresmo, fazer pão de queijo, aquecer pizza, aquecer e renovar pães, fazer torrada com manteiga. Ainda não testei outras receitas nela. Mas o importante, ao testar, é lembrar sempre que para a receita ficar boa na fritadeira é preciso que o alimento tenha gordura. Pois a rotação do ar aquece a gordura e frita entende? Por isso a batatinha congelada frita bem e a que cozinhamos em casa não. Depois da criação desta maravilha, a torradeira perdeu espaço. E a misteira está na corda bamba.

Panela de arroz

panela-de-arroz.jpg (82 KB)

Eu dispenso. Mas vou explicar o motivo mais pra frente.

Máquina de pão

maquina-de-pao.jpg (24 KB)

A minha primeira maquina de pão foi comprada há 9 anos. Tenho ela até hoje, funcionando linda e maravilhosa (Exagero. Ela está beeem usada, rs). Logo que comprei, empolguei tanto que comecei a vender pão. Ficava a madrugada inteira fazendo e de manhã saía pelos prédios do Conjunto Estrela Dalva vendendo minhas delícias. O segredo para um bom pão na máquina é não assar nela. Ela é ótima para amassar, sovar, deixar crescer. Mas ao assar deixa a casca muito dura e um formato único. Eu deixo dobrar de tamanho na máquina. Logo após retiro, coloco na forma, espero crescer novamente, passo gema para dourar e coloco no forno até que a casca esteja oca e dourada. Já fiz pães incríveis nela. As receitas que mais amo vieram no livrinho que acompanha o produto. São elas: pão de requeijão com cebolinha, pão italiano, pão de milho. Ai, tem o de ervas também. Difícil escolha. Outra dica: Eu amo a da marca Britânia. As mais baratas não sovam direito e aquecem muito o bowl para crescer mais rápido. Ai o pão fica mais indigesto e pesado.

Liquidificador

liquidificador.jpg (101 KB)

Ele é básico em uma cozinha. E precisa ser potente. Geralmente tentamos economizar na hora de comprar esse item, mas esquecemos de observar a potência dele. Aí compramos os mais baratos e eles queimam. Observe quantos liquidificadores já queimaram na sua casa. Ou quantas receitas você já deixou de fazer porque seu equipamento não dá conta. É dessa chateação que estou falando. Por isso o da minha casa é industrial (hahaha!). Aparelhos com copos de vidro são muito bacanas e higiênicos, mas cuidado: a reposição é muito cara e eles são muito pesados. A grande vantagem dos copos de vidro é que eles não acumulam gordura, cheiro ou sabor residual. Os copos de plástico cumprem bem sua função e deixam o aparelho mais leve. O ideal é ter dois copos. Um para doces e sucos, um para salgados e temperos. Dê preferência para aparelhos em que o copo desmonte, para facilitar a higienização e ser mais seguro para você não se cortar ao lavar.

Grill

grill.jpg (101 KB)

É muito interessante, mas fica encostado aqui em casa. Uso mais minha maravilhosa chapa de ferro. Uma beleza. E o sabor das receitas fica melhor. É muito difícil manter o grill em uma temperatura alta o bastante para grelhar carnes, podendo não selar com eficiência e acumular um tanto de líquido em sua receita. A chapa de ferro mantém a temperatura ideal durante todo o processo de cocção. Observação: legumes na manteiga feitos na chapa de ferro são incrivelmente saborosos.

Panela de pressão elétrica

panela-pressao-eletrica.jpg (47 KB)

Minha super queridinha. Já imaginou programar a cocção na panela de pressão e poder sair de casa? Dá pra fazer tudo nela. Feijão, carnes, pudim... até arroz! Então, se for fazer um investimento em panela de arroz, melhor comprar uma de pressão de uma vez. Além de todas as vantagens, não faz barulho e é fácil de limpar. Uma paz!

Máquina de café

maquina-de-cafe.jpg (13 KB)

Eu dispenso a minha totalmente. Não tenho disciplina para ficar comprando cápsulas. Tenho há 3 anos e nunca fui à loja comprar. Café aqui em casa é só o meu marido que toma. Como ele também não tem a iniciativa de ir comprar as cápsulas dele, a máquina acabou ficando encostada desde que ganhamos de casamento. Tem quem goste. Mas aqui o café coado tem mais valor. Principalmente porque só é servido quando temos visitas.

E pra terminar, o troféu totalmente inútil vai para...

Centrífuga de sucos

centrifuda-de-suco.jpg (66 KB)

Dou uma abraço bem forte em quem falar para mim que usa a centrífuga com constância. Além de ser um trambolhão, ela retira todas as fibras do alimento, gasta o mundo de fruta pra fazer um copo de suco e ainda gera o mundo de peças para lavar. Só de pensar já tenho preguiça. Tenho a minha só para o caso de precisar do extrato de beterraba para colorir alguma massa de macarrão. Mas está ocupando um espaço danado e à toa.

Troféu não vivo sem, totalmente indispensável, minha vida por ela:

Lava louças

lava-loucas.jpg (34 KB)

Eu não exagero quando digo que existe vida antes e depois de uma lava louças. Ela me ajuda tanto que parece um parente próximo. É libertador ver a pia cheia de louças para lavar e como num passe de mágica tudo desaparecer. A desvantagem é que aumenta, sim, o consumo de energia. Mas em contrapartida diminui o consumo de água, pois gasta muito menos água que nós ao lavarmos as louças nas mãos. O sabão e o liquido secante são caros. Mas temos que usar tão pouco que aqui em casa uma embalagem de sabão dura 2 meses. Quando eu comprei a minha, achava que tinha que encher os dois compartimentos de sabão para ser eficiente a lavagem. Pensei desta forma até um técnico me explicar que enchendo apenas o primeiro dente do compartimento lavamos com eficiência a máquina inteira.

Dicas:
-Use a pré-lavagem após cada adição de louças e no final do dia use o ciclo completo.
- O ciclo normal é o que mais aquece a água, mas é o mais eficaz para limpeza pesada.
- Panelas de inox são bem lavadas, mas utensílios de alumínio mancham.
- Cuidado com plásticos. Alguns podem não aguentar a temperatura alta e derreter.
- Se for comprar, compre sempre a maior. Principalmente para famílias.
- Disponha os utensílios da forma correta. Caso contrário, suas louças poderão ficar com resquícios da água de lavagem.
- Curta o prazer de ter suas louças limpas e secas e suas mãos preservadas no final do processo. Isso vai te ajudar muito a combater a procrastinação na hora de manter uma boa rotina alimentar para sua família.

Esses são os utensílios que me ajudam muito no dia-a-dia. E na sua casa? Quais são os seus queridinhos? Deixe nos comentários! ;)

 

 Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)