Canguru Online - Quando os parentes enchem os nossos filhos de presentes
Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Quando os parentes enchem os nossos filhos de presentes

28 de Setembro de 2017 | Pai tem que fazer de tudo

 

presentes.jpg (143 KB)

Foto: Pixabay

Muitas vezes definimos algumas regras em casa, como, por exemplo, comprar um presente em um determinado momento, de acordo com o merecimento do seu filho. E, de repente, alguém compra o tal boneco que você e sua esposa estavam programando com o filho! E olha que eu nem estou falando de datas comemorativas. 

Alguém já passou por isso? Natural, considero que as pessoas da família não façam por mal. Porém, é preciso controlar. É preciso respeitar a missão e valores de cada família que se inicia. Caso contrário, estragará um esquema "interno", regras e até mesmo a educação que os pais querem dar à criança.

Imagine só. Combinamos com o nosso filho que ele vai conquistar um certo produto se conseguir notas boas. Ou ele está de castigo e, de repente, você chega em casa, abre a porta e está ali uma caixa de brinquedo já aberta.  Enfim, cada  família decide. Não é o objetivo deste texto discutir os métodos de recompensas ou punições. 

Quero gerar uma reflexão focada nesta quebra. Os pais acabam ficando "vendidos", derrubados quando isso acontece. E o pior: vamos, na minha humilde opinião, gerar uma meninada que não respeita as regras da vida.

Segue uma dica que sempre vale pra mim:

Se quiser dar algo para o seu sobrinho, mesmo que seja um mini-carrinho, troque uma ideia com os pais para saber se é o momento certo. Não se trata do tamanho da peça, mas o comportamento de dar e receber. 

Acredito que o respeito seja a melhor forma de se evitar conflitos com as pessoas que amamos.

Ah! Lembrei de outra dica: se a coisa estiver pegando, cada um, pai e mãe, deve conversar com o seus familiares para explicar a situação e deixar as coisas mais claras e bem definidas.