Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Professor: seja um líder inspirador para seus alunos!

20 de Março de 2018 | Educação Emocional

saladeaula_professor_escola.jpg (225 KB)

Muitas vezes não nos damos conta de quantas competências são necessárias quando se está cuidando de uma sala de aula. É preciso administrar bem o tempo, ter estratégia para lidar com as situações que surgem e muitas vezes fogem do controle, ter um direcionamento claro, garantir uma comunicação efetiva, valorizar o trabalho em equipe e desenvolver os alunos para que utilizem ao máximo suas capacidades.

Como professor, você é um líder para seus alunos e cabe ao líder cultivar um ambiente em que valores e princípios sejam compartilhados e transformados em ações, promovendo o sentimento de pertencimento, a valorização, a colaboração, a confiança e facilitando os relacionamentos. Para ser respeitado e inspirador, o líder precisa ter coerência e fazer o que fala, conciliando atitude firme, respeito e amabilidade.

Obtemos melhores resultados quando envolvemos as crianças no processo decisório, lhes confiamos a execução das tarefas, lhes atribuímos responsabilidades e reconhecimento ao longo do processo. Envolva as crianças na criação das rotinas e permita que elas participem ativamente na elaboração. Quando elas são envolvidas, a probabilidade de se comprometerem e se manterem fiéis ao combinado é muito maior, além de desenvolverem senso de responsabilidade.

As crianças precisam de estrutura e de rotina, isso ajuda a organizar e dar sustentação às ações. Planejar e estruturar a rotina traz uma maior estabilidade, leveza e previsibilidade. Crianças adoram fazer escolhas. Dê opções com as quais você concorde, isso ajuda a desenvolver a autonomia. Acordos e combinados são fundamentais para a construção de uma dinâmica positiva. Utilizar mapas visuais é um ótimo recurso para reforçar os combinados.

Cabe ao líder criar um ambiente seguro, livre de julgamentos ou punições para que as crianças se sintam encorajadas a aprender com as experiências e tenham a oportunidade de testar hipóteses, arriscar, falhar e praticar. Existem certos comportamentos e habilidades que serão adquiridos conforme a criança se desenvolve e amplia o seu repertório de respostas, através do que vivencia.

Empoderamos as crianças quando as ajudamos a enfocar as suas melhores características e gerenciar suas dificuldades. Ao confiar em seu potencial, demonstramos que serão capazes de tomar as melhores decisões, serem responsáveis, autoconfiantes e respeitosas, contribuindo para que elas se tornem mais fortes e capazes.

Para ser um melhor líder, precisamos ser melhores aprendizes. Estarmos abertos para compartilhar responsabilidades, aprender, ouvir na essência, gerar reflexões, orientar e direcionar para o futuro, despertando o melhor de cada um.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)