Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Para nos tornarmos pais e mães altruístas

12 de Dezembro de 2017 | Conexão Familiar
maefilho_BrunoNascimento].jpg (212 KB)
Foto: Bruno Nascimento

Por Iara Mastine 

Já sabemos que as crianças não vêm com manual de instrução. O aprendizado e repertório de atuação vão crescendo a partir das experiências, das relações, dos exemplos. Seremos sempre pioneiros, descobrindo diariamente novos mundos com nossos filhos (e nos tornando novos pais também). Todos os dias surgirão diversos desafios e peripécias à medida que exploramos o incrível mundo da maternidade/paternidade em constante mutação. É uma montanha-russa ao mesmo tempo emocionante e assustadora, em que cada dia é imprevisível e diferente do outro. É por isso que a parentalidade é uma grande aventura.

E de que forma olhamos para essa grande aventura?

Somos pais inseguros? Ausentes? Que desejam saber tudo o que aconteceu? Que apoiam as conquistas? Que têm medo dessas conquistas? Somos pais presentes? Divertidos? Assustados? Motivados?

Poderíamos refletir sobre muitos aspectos aqui, mas hoje quero pensar em pais e mães altruístas.

Ser altruísta é ajudar o próximo, ou seja, ser solidário com as emoções e sentimentos alheios, dando o máximo de apoio para que a outra pessoa consiga superar os seus obstáculos e ser feliz. É dedicar-se ao outro de forma genuína.

Uma atitude altruísta consiste em um comportamento de ajuda às pessoas que se encontram em perigo. O altruísmo não é uma característica exclusiva do ser humano, pode também ser encontrada em alguns animais, como o golfinho, por exemplo, que ajuda um companheiro ferido a se manter boiando, protegendo de ataques de predadores (como tubarões) e até alimentando-os em momentos de necessidade.

Nesse mundo de pais altruístas não existe espaço para a pergunta: "O que eu ganho com isso?" Este ato é feito sem esperar absolutamente nada em troca. A recompensa que o indivíduo altruísta recebe por suas ações é ver o sorriso no rosto daqueles de conseguiu ajudar.

Existe definição mais adequada do que essa para a relação de troca entre pais e filhos? Então, que sejamos altruístas e estimulemos nossos filhos a também serem, a fim de vivenciarem o amor incondicional.  Lembrem-se, a relação com seu filho é única e dura a vida toda.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)