Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


O que podemos aprender com o desempenho escolar de nossos filhos

09 de Novembro de 2017 | Lição de Casa

estudar_escola.jpg (132 KB)

O encerramento do ano letivo se aproxima. Muitos alunos e pais já estão tranquilos em função do bom desempenho durante as etapas iniciais – agora só falta fechar o finalzinho do ano e curtir as férias!

Mas se esse não é o cenário que ronda a vida escolar do seu filho, calma que ainda há tempo! Nem sempre o desempenho escolar de nossos filhos durante as primeiras etapas é suficiente para encerrar o ano letivo de forma tranquila. Quando isso acontece, significa que precisamos reunir forças, motivação, concentração, organização e planejamento na reta final para tentar reverter o quadro delicado.

Quando a insuficiência das notas para aprovação está localizada em alguma disciplina ou área específica, uma boa estratégia é procurar reforço escolar. Pode ter ocorrido, durante o decorrer do ano, alguma desconcentração ou relaxamento momentâneo, o que atrapalhou o bom desempenho na matéria, gerando ruído na aprendizagem. Nesses casos, um mergulho no conteúdo deficitário, utilizando diversas estratégias didáticas para sua assimilação, pode ser o suficiente.

Há casos em que o déficit está generalizado. Mesmo nos casos em que as dificuldades aparecem em várias disciplinas, o reforço concentrado em cada conteúdo pode resolver momentaneamente. Porém, se a criança enfrentou dificuldade de aprendizagem durante todo o ano, o ideal é buscar a ajuda de um especialista em aprendizagem para que seja realizada uma investigação mais criteriosa. Apesar do sufoco, é uma excelente oportunidade para refletir sobre onde ocorreram brechas para que as falhas cotidianas se transformassem em pouco aprendizado e notas baixas.

Caso seja diagnosticado algo que necessite intervenção, o melhor a fazer é começar logo. Quando realizamos diagnóstico da aprendizagem de uma criança, procuramos mapear também suas potencialidades. As habilidades e potencialidades do seu filho vão ajudá-lo a superar suas dificuldades específicas, fazendo com que a vida escolar seja mais produtiva e prazerosa.

 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)