Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Meninas não são boas em Matemática? Linguagens não são para garotos?

25 de Agosto de 2017 | Sem Manual

matematica_menina_pixabay.jpg (122 KB)

 

Sentada à mesa, tomando café da manhã, a menina diz pra mãe:

"Eu tenho uma amiga que não é muito boa em Matemática. Ela tirou nota cinco. A prova valia 12. O que você acha que a mãe da minha amiga vai fazer ou pensar?"

Pega de surpresa, a mãe da menina, que tem 9 anos e está no terceiro ano do primeiro ciclo do ensino fundamental, diz:

"Olha, acho que a mãe de sua amiga vai ficar preocupada. A gente precisa entender o que está acontecendo para tentar encontrar uma forma de ajudar, sabe! Não dá para ter um julgamento apenas pela nota."

"Entendi", disse a garotinha, que entre goles de leite e mordidas na torrada, contava mais sobre a história dessa amiga misteriosa.

"Mãe", disse ela, "e o que você acha que o pai dessa minha amiga que não foi bem na prova de Matemática vai fazer ou pensar?"

"Difícil adivinhar, não é minha filha! A gente não conhece essa sua amiga e nem a família dela!", refletiu a mãe em voz alta.

"Mas se o pai dela fosse assim como o meu pai! O que você acha que ele faria ou pensaria", insiste a garota.

A mãe pensa um pouco e comenta: "Filha, acho que se fosse como o seu pai, ele ficaria também muito preocupado!"

A menina franze a testa e dispara: "Tá certo!" Levanta-se e vai arrumar a pasta. Estava na hora de ir para a escola.

Quem é a "amiga" ainda vamos descobrir, mas uma coisa é certa. Causa incômodo essa ideia pré-concebida, que vai sendo incutida bem cedo na cabeça das crianças – meninas não são boas em Matemática. Pensamento racional, operações matemáticas, noções espaciais são do gênero masculino. E, por outro lado, linguagens não são coisas para garotos...

Infelizmente, esse "pensar" retrógado ainda habita entre nós. Está na hora de rever concepções e papeis e ajudar nossos filhos e nossas filhas a trilharem, independente das dificuldades e derrotas que o percurso vai oferecer, os muitos caminhos da vida. Além disso, a "Matemática está em tudo", como bem define o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017.  

Vou ficando por aqui na expectativa de conhecer a menina que tem dificuldades em Matemática e quem sabe conversar com os pais dela para estimulá-la a enfrentar os desafios, com prazer e curiosidade, que esta ciência nos impõe.