Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Grupos de WhatsApp da escola do seu filho: algumas dicas de bom senso

06 de Julho de 2017 | Lição de Casa
whatsapp-grupos-pixabay.jpg (99 KB)
Foto: Pixabay

Toda ajuda para acompanharmos de perto o desenvolvimento escolar dos nossos filhos é bem-vinda, certo? E o que podemos dizer dos grupos de Whatsapp das escolas de nossos filhos? Você faz parte de algum? E quando se tem mais de um filho em idade escolar e mais de um grupo da escola para administrar? Como utilizar essa ferramenta de forma eficiente sem transformá-la em mais um problema?

O Whatsapp tornou-se um recurso muito utilizado ultimamente pelos pais para troca de informações referentes à vida escolar das crianças da mesma sala ou escola, com o intuito de facilitar a comunicação e agilizar os trabalhos extra-classe. Mas, e quando o assunto dentro do grupo diversifica e o número de mensagens passa do "razoável"? Isso já aconteceu com você? Nessa hora, o que era pra facilitar a vida pode se transformar num problema ou numa saia justa difícil de administrar, não é?

Há situações em que mensagens via Whatsapp podem causar muitos mal entendidos. Uma mensagem de texto pode ser interpretada de forma muito diferente da verdadeira intenção de quem a enviou. Quanto maior o grupo, maior o risco de que isso aconteça. Há pessoas que optam por mandar áudios que, dependendo do local onde se esteja, não é possível ouvir.

Enfim, quais cuidados podemos ter para minimizar os contratempos e usar o Whatsapp para facilitar nossa vida e não o contrário?

Em tempos modernos, existe a "Etiqueta Virtual" ou "Netqueta", que são algumas posturas de educação e de bom senso para nos comunicarmos virtualmente:

  • Pra começar: se deseja adicionar alguém no grupo de Whatsapp da escola, consulte a pessoa antes;
  • Foco no propósito do grupo;
  • Enviar mensagens curtas e objetivas. Mensagens muito longas só quando realmente for necessário. Correntes então...
  • Evitar piadas e vídeos com conteúdos inapropriados para o grupo;
  • Evitar mandar muitas mensagens cobrando respostas de alguém em específico no grupo. Inicie uma conversa somente com essa pessoa ou, se for urgente, ligue para a pessoa. Não faz sentido incomodar os outros com questões particulares
  • Abuse do bom senso.

O Whatsapp é uma excelente ferramenta de comunicação, inclusive para nos auxiliar nos cuidados escolares de nossos filhos. Sabendo utilizar e tomando alguns cuidados, mais ajuda do que atrapalha.