Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Ego e consciência: um jeito de ensinar aos seus filhos sobre diversidade

02 de Maio de 2018 | Vou Ser Pai

punkbaby-rock-pixabay.jpg (52 KB)

Por Fernando Dias

Dias desses a Dudu, minha filha de 6 anos, chegou em casa com uma história de diferença entre o ego e a consciência, que havia aprendido na escola, e me perguntou assim: “Você sabe a diferença entre os dois?” Eu disse que não e pedi para explicar. Ela então começou: “É o seguinte, papai, quando você vê uma pessoa na rua com um cabelo ou uma roupa bem diferente da nossa, o ego logo te diz: olha que cabelo esquisito, que roupa feia. Mas logo em seguida a sua consciência chega e fala: Não, Eduarda, esse cabelo ou essa roupa podem até parecer feios para você, mas para pessoa que está usando não é. Ela com certeza gosta de se vestir assim” E concluiu: “Isso quer dizer, papai, que as pessoas podem ser diferentes, cada um com a sua beleza”.

Eu fiquei com isso na cabeça por uns dias, refletindo como vai ser bom pra Dudu ter esse tipo de modelo mental, em um mundo com tanta diversidade cultural, de raças e de gêneros em que vivemos hoje.

Se ela continuar pensando desta forma, vai, com certeza, saber lidar melhor com suas amizades, vai construir relações mais sólidas e sinceras e principalmente, não vai virar uma pessoa cheia de preconceitos e julgamentos desnecessários.

Que bom que ela aprendeu isso na escola, pois significa que outras tantas crianças também vão crescer assim. Que pena que ela não teve essa conversa primeiramente em casa. Agora nos resta continuar regando essa plantinha da diversidade na cabecinha dela!

 

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)