Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Como os pais podem ajudar os filhos na adaptação da volta às aulas

23 de Janeiro de 2018 | Conexão Familiar

escola_pixabay.jpg (85 KB)

 

Voltar para a escola é quase sempre um momento que mistura diversas emoções. Algumas crianças se mostram agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, chateadas pelo fim das férias e distanciamento dos pais. Geralmente bate aquele friozinho na barriga para conhecer a turma (se a escola for nova) ou rever os amigos mais antigos. Por isso, os pais precisam estar atentos aos sinais e ao mesmo tempo conversar muito com seus filhos procurando, assim, proporcionar um período de aulas bem mais tranquilo, prazeroso e educativo.

Geralmente, a primeira semana de aula não apresenta muito conteúdo de aprendizagem, mas essa semana é fundamental quanto ao entendimento das regras da escola, reconhecimento do espaço e de seus colegas, assim como a oportunidade de novas amizades. Geralmente também ocorre a troca do corpo docente e a necessidade dessa adaptação com os novos professores. Por isso é importantíssima a presença dos pais, para que estes possam auxiliar as crianças a se situarem no contexto da escola e conseguirem entrar no ritmo sem maiores desconfortos.

Que tal começar ajudando seu filho a organizar o material escolar? Nesse momento você já pode aproveitar para transmitir conselhos sobre a responsabilidade do cuidar e a importância de preservar seus pertences. Incentivar o seu filho a ser organizado pode ser um fator crucial para um bom desempenho futuro. Outra dica sobre o material é envolver a criança na escolha dos itens, já que dessa maneira eles já se sentirão inseridos no processo. Essa ação pode auxiliar na promoção da autonomia, assim como em uma maturação sobre o processo de escolha.

É muito importante também que a criança se sinta apoiada pelos pais e professores ao chegar na escola. Por isso, boas conversas podem fazer a diferença. Você pode contar sobre as suas experiências escolares – eles adoram ouvir sobre a vida de seus pais.

Procure falar sobre a importância da escola na vida de todo o ser humano. Quando algo faz sentido, o engajamento é infinitamente mais sustentável. Mostre que estudar pode ser prazeroso e divertido, para que eles tenham vontade de ir às aulas.

Disponibilizar um cantinho de estudos também faz toda a diferença para que a criança consiga se concentrar mais facilmente e fortalecer o aprendizado que teve no dia. Um cantinho acolhedor também promove bem-estar e contribui para a organização.

Estipular um horário para a criança fazer a lição de casa cria uma rotina saudável para os estudos. Uma boa qualidade de sono também é fundamental para a concentração das crianças.

Outro ponto importante é o incentivo para um bom convívio social com seus amiguinhos. Proporcionar brincadeiras com seus amigos, em horários extracurriculares, te dará a chance de identificar os pontos que você poderá auxiliar seu filho frente a determinado desconforto emocional.

A escola proporciona um dos momentos mais importante da vida das crianças, já que é lá que eles aprendem não só conceitos teóricos como também a conviver com outras crianças e a se comportarem em um grupo. A parceria com a instituição é fundamental para promover esse processo de educação integrado e articulado.

Então, vamos lá!!! Aproveitem, fiquem juntos e sucesso nesse retorno educacional!

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)