Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Como fazer seu filho dormir melhor e sozinho

29 de Março de 2018 | Mães Que Educam
baby-1151351_1280.jpg (246 KB)
Foto Pixabay

Por Cristina Cançado 

Dormir é solitário e cada um encontra o sono à sua maneira. Todos nós dormimos, não é preciso ensinar. Podemos, no entanto, ensinar as crianças a fazer desse encontro um momento de prazer e tranquilidade. Podemos ajudá-las a ter uma noite de sono que traga descanso e energia para o dia seguinte.

Veja o que você pode começar a fazer hoje:

1º- Antes de ir dormir - organize o dia a dia do seu filho e leve em conta que a rotina:

- Traz constância e ritmo, pois as atividades acontecem todos os dias mais ou menos no mesmo horário e na mesma sequência.

- Possibilita que a criança tenha tempo e rituais para se alimentar, para brincar, ir para a escola, tomar banho, dormir…

- Possibilita a organização interna da criança e do adulto também.

- Ajuda a criança a respeitar as regras e combinados, esperar a vez, fazer escolhas, respeitar o outro, ter atenção e resolver problemas.

2º- Na hora de ir dormir - faça o ritual do sono

Estabeleça o ritual do sono, que começa bem antes de dormir, já a partir do jantar. Faça tudo do mesmo jeito todos os dias e na mesma sequência.

A criança precisa muito de rituais para aprender a dormir sozinha. Pode ser por exemplo, jantar, brincar, banho, história bem curtinha, cantar... vocês escolhem!

Nos primeiros dias você pode deixar um abajur aceso ou um brinquedo perto do berço. Mas, lembre-se, somente nos primeiros dias. O abajur e o brinquedo podem se transformar em recursos para dormir e, caso seu filho acorde durante a madrugada, só voltará a dormir com esses recursos.

Coloque seu filho no berço ou na cama e fique com ele até quando ele estiver quase adormecendo, sonolento. Então, despeça e saia do quarto. É importante dizer a ele que se precisar você irá voltar.

Assim que você sair, é provável que ele chame você de volta. É importante você voltar e retomar todo o processo outra vez: cantar ou contar história, esperar ficar sonolento, despedir e sair. Isso poderá se repetir algumas vezes. O importante é você não ceder. Lembre-se: paciência e persistência.

Muito importante:

- Ensine seu filho pegar no sono sozinho, desde bebê.

- Aos poucos, você vai ensinando para seu filho que a noite é para todos dormirem.

3º- Durante a noite: atenda seu filho

Caso seu filho acorde à noite e chame por você é preciso que seja atendido. Você poderá combinar com o papai, por exemplo, para atendê-lo e fazer um revezamento com você. Isso é importante para que você e seu filho não fiquem tristes com a separação, caso ele já tenha se acostumado a dormir com você e quando ele chorar você acabará cedendo.

Ensine para o seu filho a encontrar o sono, como um amigo, um aliado, como um bem para a sua saúde. Isso é importante para que as preocupações, os medos e as angústias não interfiram na noite de sono dele. Que maravilha poder ensinar para os filhos algo que eles levarão para a vida inteira. Sono tem a ver com saúde, bem estar, descanso, sentir-se em paz, seguro...

Seu filho conta com você!

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)