Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Como consegui ter paz no ambiente alimentar de casa em 8 passos

23 de Fevereiro de 2018 | Alimentação Infantil
asparagus-2169305_960_720.jpg (155 KB)
Foto: PixaBay

 

Durante a maior parte do ano passado eu tive muita dificuldade de encaixar as diversas funções que eu desempenho em um dia com 24hs. Analisando meu tempo consegui enxergar que minha manhã precisava ser repaginada.

Me via sobrecarregada em um causa que eu mesma me enfiava pois acordar as crianças, organizar café da manhã, fazer para casa, organizar a casa e dar banho faziam o tempo de produção do almoço se resumir a 10 minutos antes ou 10 minutos depois do horário ideal para estarmos sentados à mesa.

Comíamos correndo, uma pressão danada para que as crianças não enrolassem, briga de lá briga de cá, os dentes? A escovação acabava como um mero detalhe. Ao chegar à escola percebia como aqueles 10 minutos eram essenciais para conseguir pegar o portão aberto.

Aquilo sempre me incomodou. Mas eu passei a não tolerar mais esta situação no dia em que o stress tomou conta de mim e por uma briga com minha filha fui parar no hospital em uma crise nervosa. Nós brigamos antes do almoço justamente por que ela não queria tomar banho e meu tempo era curto demais para tentar ser racional.

No caminho para a escola tive uma queda brusca de pressão e como não tinha como parar o carro fui tentando controlar até chegar à porta da escola. Não queria que meus filhos me vissem passando mal e muito menos que num desmaio os dois ficassem sozinhos no meio do transito. Seria terrível.

Ao chegar à porta da escola, consegui ligar para o meu marido e a voz dava lugar pra muito choro. Só consegui falar que estava passando mal na porta da escola. Os meninos entraram e quando meu marido chegou, quase teve que me carregar.

Vejam só: A teoria que tanto defendo estava pulsando forte pra ser aplicada e eu não conseguia administrar. Era pouco tempo demais para pensar em organização.

Eu e minha família não merecíamos este cenário. 

Busquei ajuda, acompanhei palestras, li e estudei sobre organização do tempo(comentei sobre isso em um dos posts passados) e decidi:

AS REFEIÇÕES DA MINHA CASA SERÃO MAIS TRANQUILAS A PARTIR DE 2018.

Quer saber o que eu fiz? Pois eu vou te contar:

#1 Matriculamos as crianças em uma escola bem pertinho de casa.

#2 O para casa está sendo feito a noite, após o jantar. Desta forma podemos ficar horas fazendo a tarefa sem preocupar com a hora.

#3 Regulamos a hora de dormir e por incrível que pareça, as crianças aceitaram super bem.

#4 Desde janeiro o almoço está sendo feito junto com o café da manhã (que é servido em uma mesinha na cozinha para que eles fiquem pertinho de mim).

#5 Organizo a casa em quatro tempos de 15 minutos. Com isso consigo estar bem focada.

ATENÇÃO, ESTA PARTE É MUITO IMPORTANTE:

#6 Diminui o tempo nas redes sociais. Eu confesso ser uma viciada digital. Não consigo ver uma notificação sem verificar o que é. Comecei a me policiar por que percebi que eu me dava momentos de brinde por estar cansada demais. Acabava ficando muito tempo fazendo nada na internet ou respondendo clientes que eu poderia certamente responder quando as crianças já estivessem na escola. Esta medida pra mim foi a mais difícil. Estipulei horários para me atualizar sobre mensagens de whatsapp e não perder algo que fosse urgente.

#7 Em uma conversa franca eu falei com as crianças que a rotina iria mudar e que precisava de ajuda para que tivéssemos mais harmonia em casa. Agora eles me ajudam a organizar a mesa para o almoço e estão aceitando super bem a nova rotina proposta.

#8 Comecei a colocar musica clássica para tocar enquanto almoçamos. É incrível a força que a musica tem. No caso da musica clássica, é provado que ela melhora a capacidade de concentração. Ouvir musica nos faz mais felizes, várias áreas do cérebro são ativadas e há liberação de dopamina(neurotransmissor do prazer).

Essa é uma boa alternativa para aquelas crianças que só comem assistindo tv.  Agora, meus filhos cobram a musica clássica todos os dias.

Eu consegui organizar a rotina matinal da minha casa por que eu escolhi comer com calma.

Minha família merece um ambiente alimentar tranquilo.

E como andam as refeições na sua família? Comente abaixo o que você faz para manter a saúde do ambiente alimentar da sua casa!

 Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)