Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


As 10 frutas mais populares entre as crianças: dicas para a compra e receitinhas

08 de Junho de 2018 | Alimentação Infantil

Por Luiza Fiorini

Além de gostosas e refrescantes, as frutas são ricas em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a manutenção de uma vida saudável. Elas são essenciais na lista de compra de todos os lares, mas na hora que chegamos ao supermercado, feiras e sacolões bate uma insegurança na hora de selecionar as melhores, não é mesmo?

Pensando em ajudar você e confesso a mim mesma, montei um guia com as 10 frutas mais populares entre as crianças.

Banana

Escolha bananas amarelinhas, sem manchinhas pretas. Bananas com extremidades verdes ainda não estão em seu ponto máximo de sabor. Mas caso não queira compra-las para consumir no dia, essa é a melhor opção.
Caso comece a reparar que ela está ficando madura demais, tire da casca e congele e use como base para sorvetes e milk-shakes sem ter que usar sorvete industrializado. Fica muito gostoso.

Você também pode fazer um delicioso bolo como este:

Cupcakes de banana com casca
Ingredientes:
½ xícara de óleo
½ xícara de leite
3 gemas + 3 claras para bater em neve
1 colher de chá de canela
4 bananas amassadas + cascas para jogar no liquidificador
2 xícaras de farinha integral
1,5 xícaras de açúcar mascavo
1 colher sopa de fermento químico
1 colher chá de bicarbonato de sódio
Modo de fazer:
Bata no liquidificador o óleo, o leite, as gemas, a canela e as cascas de banana.
Em um recipiente, misture o açúcar, a farinha de trigo e o fermento. Acrescente a mistura batida no liquidificador e por último a banana amassada e as claras batidas em neve. Leve ao forno preaquecido a 180C por aproximadamente 25 minutos. Espere esfriar, desenforme e polvilhe a canela e o açúcar·.

Maçã

Não se engane ao escolher maçã pela cor. Ela pode te enganar por estar madura e ótima para consumo, mas ter pontos verdes em sua casca dependendo da espécie.  Se atente para ausência de fissuras, furos e machucados. A fruta deve estar firme.
Os dois tipos mais populares no mercado são a Fuji e a Gala e elas tem muitas diferenças:  a Fuji é mais firme e ácida. Tem melhor colheita de abril a dezembro. É ótima para comer in natura. A Gala tem textura mais esponjosa e é bem docinha. Geralmente a encontramos durante todo o ano. São melhores para receitas de bolos, doces e sucos.

Uma ótima receita é a de purê. De sabor suave e levemente adocicado, acompanha muito bem carnes suínas:

Purê de maça:
Ingredientes:
Manteiga para refogar
1 cebola média repicada
4 maças sem casca (Fuji ou verde) em cubos
2 inhames cortados em cubos
raspas de um limão siciliano ou comum.
canela
Cravo
Modo de preparo:
Cozinhe a maça com canela e cravo. Cozinhe também o inhame.
Refogue em manteiga a cebola e bata tudo no liquidificador ou processador. Finalize com raspinhas de limão siciliano.

Pera
As peras amadurecem de dentro para fora. Então a melhor forma de saber se ela está boa para consumo é observando a cor. Frutas muito verde tem a polpa muito dura.
Eu gosto dela mais firme, mas se você prefere uma pêra mais docinha e tenra, escolha as amarelas com casca sensível ao toque. Quando ela está começando a ter manchinhas marrons é melhor correr e comer logo, pois ela está prestes a passar do ponto. Ao escolher, evite fissuras.
Dica:
Você já viu esse cortador?

cortador.jpg (72 KB)

Ele é prático demais e além de cortar muito bem maçãs, dá um efeito maravilhoso em peras. Você pode encontra-lo em lojas que vendem utilidades para o lar.

Abacaxi
Além de observar a cor, que deve ser mais amarelada, usar o olfato é muito importante para garantir um abacaxi docinho. As frutas maduras tem aroma mais adocicado. Aperte a fruta levemente. O toque deve ser firme e o ideal é que a fruta não esteja nem muito dura, nem muito mole. As folhas de uma fruta ideal para consumo se soltam com facilidade também.
Quando compramos abacaxi de feirantes, geralmente é oferecido uma amostra para garantir que comprou de um bom produtor. Vale a pena experimentar, principalmente se estiver geladinho.
Uma boa receita para este ingrediente super-refrescante é um frozen de abacaxi com erva doce que as crianças amam e até os bebes podem comer em dias de calor. Para fazê-lo é muito simples: Congele o abacaxi e bata no processador. Finalize nos potinhos com sementes de erva doce.

Melancia 
Tai uma fruta difícil de acertar. É muito fácil comprar uma fruta sem graça, sabor e aroma. Então, para não errar, escolha uma fruta firme e simétrica. Fuja de arranhões, cortes e marcas indevidas. Ao levantar a fruta ela deve ser pesada- bom indicador para frutas mais suculentas. A parte inferior da melancia deve possuir uma mancha amarelada conhecida como mancha de campo. Significa que ela permaneceu em contato com o solo e que amadureceu no sol. Quanto mais escura essa mancha melhor. Manchas muito brancas indicam que a melancia foi colhida cedo demais. Observe se a casca está verde e fosca- este também é um forte indício de que ela está madura.

Se for comprar uma melancia previamente cortada, observe se o interior está vermelho intendo com sementes pretas ou marrons. Evite pedaços com manchas brancas e sementes esbranquiçadas.
Um uso delicioso para esta fruta é fazer o suco com a fruta quase congelada, usando algumas gotinhas de limão. Não precisa usar açúcar e o limão ajuda a não ficar um suco enjoativo. Beba bem geladinho.

Laranja e limão:
Escolha as frutas mais pesadas e firmes e macias em equilíbrio. . Para estas frutas, prefira as com casca mais fina e brilhante.·.

Mexerica
As mexericas pequenas como a carioca e murgot devem ter a casca lisa, fina e com cor laranja intenso. A Pokan tem a casca mais rugosa. Devem estar firmes, com casca mais solta e aroma marcante. Prefira as mais pesadas- elas contêm mais líquido.

Maracujá
Lembra a regra do peso que usamos em muitas frutas deste guia? Ela se aplica para o maracujá também. A fruta deve ser pesada e ao balançar a polpa deve estar solta. É comum vermos maracujás com casca avermelhada no mercado. Essa variedade da fruta é um cruzamento genético que garante a fruta melhor resistência ao transporte, maior quantidade de vitamina C, maior tempo de prateleira e melhor rendimento da polpa além de maior resistência a doenças.
Esta fruta é ideal para sucos, mousses, bolos, geleias, molhos para peixes e carnes suínas e molhos para saladas.
Já testou um suco de maracujá com gengibre? Delicioso. Se testar, me conte o que achou.

Goiaba 
A goiaba é muito rica em vitamina C e A, fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio e antioxidantes.
Para escolher os melhores frutos esteja atento à consistência-quanto mais macia, mais madura estará. A cor também é fundamental. As maduras devem ter o verde brilhante ou verde amarelado.
Evite as que tenham sinais de manchas escuras e observe também a presença de pontinhos pretos que podem sinalizar a presença de bichinhos de goiaba. O olfato também será muito importante em sua decisão. A fruta deve possuir aroma doce e abundante.

Frutas podem ser motivo de recusa alimentar para algumas crianças, mas para a grande maioria é um grande motivo de alegria. O sabor docinho que elas tem nos acompanha desde a primeira infância e provavelmente foi o primeiro sabor que sentimos além do leite. Então, aproveite as dicas e o momento do ano cheio de opções gostosas.  

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)