Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


8 tarefas domésticas que uma criança de 2 anos já consegue ajudar a fazer

12 de Março de 2018 | Blog da Kika


Luiz brincando de montar a cama junto com o pai, mas usando martelo de plástico ;) Fotos: arquivo pessoal

 

Até outro dia mesmo, eu dava janta para o Luiz depois da escolinha, depois brincávamos rapidamente, ele tomava banho, dormia. Já bem exausta, depois das 21h, eu ainda tinha que arrumar a bagunça da casa toda e lavar as vasilhas acumuladas do dia inteiro.

Até que um dia resolvi chamar o Luiz para lavar as vasilhas comigo. Ele gostou tanto, que quase não passa um dia sem querer fazer essa tarefa. Descobri que, dessa forma, eu conseguia conciliar uma obrigação doméstica com uma brincadeira junto do meu filho. Inclusive a tarefa ficou muito mais agradável para mim também, ao ver  ele se divertindo com a água e a bucha do meu lado.

É claro que ele ainda não laaaava nada de verdade, do alto dos seus 2 aninhos. Coloco uma cadeira ao meu lado na pia, onde ele fica em pé, e deixo só as vasilhas de plástico no lado dele, as de vidro ou louça mais perto de mim. Abro a torneira um pouco, de vez em quando, para ele encher seus utensílios, enquanto vou ensaboando rapidamente do meu lado. No fim de tudo, ele ainda pega o rodinho e passa na pia e aplaude comigo o serviço feito. Comprei um aventalzinho para ajudar a molhar menos a roupa e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais divertido o ritual.

Antes disso, Luiz já me ajudava a arrumar a cama, dobrar as meias, ajudava o pai a molhar as plantinhas, segurava a cesta de compras no supermercado, guardar os brinquedos na caixa depois de usar, me entregar os sapatos espalhados pelo quarto para eu pôr no armário, passar um pao no chão quando o suco derramava, e assim por diante. Sua brincadeira favorita é cozinhar, e ele também se diverte com a vassourinha de brinquedo.

Além de eu estar criando um senso de responsabilidade no meu filho desde cedo, o mais legal é que, para ele, tudo é brincadeira. Então consigo otimizar meu tempo, cuidando da casa e brincando com meu filhote, de uma vez só.

Veja algumas tarefas que o Luiz já consegue me ajudar a fazer, mesmo que seja só acompanhando e se divertindo enquanto eu executo de verdade:

  1. Lavar vasilhas (em cima da cadeira)
  2. Arrumar a cama (e rola uma brincadeira de cabaninha ou fantasminha com os lençois no meio do caminho)
  3. Guardar os brinquedos
  4. Pegar os sapatos pelo chão do quarto
  5. Molhar as plantinhas
  6. Colocar roupa suja no cesto
  7. Colocar roupa suja na máquina de lavar (em cima da cadeira também)
  8. Ajudar a preparar um bolo (colocando os ingredientes na vasilha ou no liquidificador, por exemplo) ou outra refeição mais simples.

Fica como sugestão para quem tem filhos ou filhas pequenas: mesmo com apenas 2 aninhos, eles são capazes de fazer muuuuita coisa! E já ajudam só de nos alegrarem enquanto fazemos o trabalho pesado, não é mesmo? Além de ser um aprendizado para o futuro e uma oportunidade a mais de estarmos juntos em um momento que tinha tudo para ser chato, mas se torna divertido ;)

 

Leia também:

faceblogttblog

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)