Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


6 dicas para lidar com os ciúmes do primogênito com o bebê que acabou de chegar

01 de Março de 2018 | Mães Que Educam
irmaos.jpg (269 KB)
Foto: Pixabay

O bebê tão esperado chegou e o irmão, que parecia tão animado, agora fica irritado por pouco. O entusiasmo dos primeiros dias passou. Começaram as birras, gritos, resistência para ir à escola e pedidos incessantes de colo. Você vive essa situação? Saiba que tudo isso é normal e saudável. A criança precisa de tempo e do acolhimento de todos que convivem com ela para entender que a chegada do irmão significa mais amor em família. 

E como você pode ajudar o seu filho a vencer e aprender com os desafios dessa fase?

1º - Não rotule seu filho como birrento ou ciumento. Ele está se adaptando à nova realidade e o seu apoio é fundamental. Apoiar a criança nas suas dificuldades é necessário para que ela aprenda a acolher o outro.

2º - Inclua seu filho nas atividades com o irmão menor: peça ajuda para pegar uma fralda, um brinquedo ou distrair o bebê enquanto você troca a roupa dele. Demonstrar confiança na criança é necessário para que ela desenvolva a autoconfiança e tenha responsabilidade.

3º - Mostre que todos na casa estão sob as mesmas regras. Quando colocar um limite para o irmão mais velho, deixe claro que quando o bebê crescer e tiver a mesma idade, o limite também será colocado para ele. Respeitar a criança é necessário para que ela aprenda a respeitar a si mesma e o outro.

4º - Continue firme: quando for “não” é não mesmo. Seu filho vai vencer essa fase com o carinho de vocês, mas também pela sustentação dos limites. Sustentar o “não” é necessário para que a criança aprenda sobre limites.

5º - Converse com seu filho, “olho no olho”, para saber como foi o dia dele na escola, por exemplo. Ter tempo para a criança é necessário para que ela aprenda formas de demonstrar amor.

6º - Vejam juntos as fotos de quando seu filho era bebê. Escolham algumas e coloquem pela casa. Valorizar a criança é necessário para elevar a autoestima dela. O nascimento de um irmão é um ótimo momento para ensinar aos filhos a lidar com os conflitos de maneira amorosa e respeitosa. O que aprendemos em família levamos para a vida.

Lembre-se: a família é um território fértil para aprender sobre respeito, amizade, diversidade e amor.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)