Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


12 passos para o sucesso da adaptação escolar do seu filho

01 de Fevereiro de 2018 | Mães Que Educam
escola_CeliaOrtega.jpg (140 KB)
Foto: Celia Ortega

 

Por Cristina Cançado

Primeiro dia de aula – sinal de expectativas e ansiedade. Os pais, mesmo apreensivos, apostam que tudo sairá bem. A criança, entusiasmada, parece feliz e curiosa.

Esses sentimentos costumam desaparecer na porta da sala de aula, no momento da despedida, ou até antes. E no lugar, pais inseguros sem saber o que fazer e criança pronta para voltar para casa aos prantos.

O tão esperado “primeiro dia de aula” acaba se tornando um pesadelo. E essa cena poderá se repetir por dias a fio.

É possível mudar isso?

A adaptação escolar é um processo vivenciado não só pela criança, mas também pelos pais e pelos profissionais da escola. É importante lembrar que cada um reage de maneiras diferentes durante esse processo. Medo, ansiedade, angústia e insegurança poderão vir à tona.

O papel da família é fundamental para que esse período seja um sucesso para todos os envolvidos, principalmente a criança. Algumas ações podem fazer a diferença:

1- Escolha a escola levando em conta a proposta pedagógica - o que a escola pensa sobre educação precisa ir ao encontro do que os pais querem para os filhos. Isso significa pensar no futuro.

2- Escolha a escola levando em conta a localização - escola longe de casa significa mais tempo no trânsito, mais cansaço e estresse. Isso significa pensar na saúde.

3- Leve seu filho para conhecer a escola - mesmo que ele seja um bebê, é um gesto de cuidado pelo novo momento de vida dele. Isso significa respeito.

4- Evite falar sobre a escola durante as férias - a antecipação poderá trazer ansiedade e expectativas em excesso. Isso significa curtir as férias.

5- Fale sobre a escola mais ou menos nos três últimos dias de férias - vale passar na porta da escola e fazer comentários sobre o espaço. Isso significa despertar curiosidade e interesse pela escola.

6- Leve seu filho para comprar o material escolar - se possível, deixe que ele também faça escolhas. Isso significa despertar compromisso e entusiasmo pela escola.

7- Despeça - faça isso todos os dias, inclusive no primeiro dia de aula, de maneira rápida, mas “olho no olho”. Jamais saia "de fininho", sem que seu filho perceba. Mesmo que ele chore, é preciso despedir. Isso significa confiar.

8- Permaneça a postos durante a adaptação - os pais poderão ser chamados para buscar o filho mais cedo, por causa do choro. Isso significa compromisso.

9- Incentive seu filho a levar um brinquedo da escola para casa e de casa para a escola (com devolução) - esses empréstimos motivam a criança a querer ir para a escola e voltar no dia seguinte. Isso significa ajudar a construir laços com a escola.

10 - Converse com seu filho sobre o dia dele na escola - para saber do que brincou, o que gostou, o que não gostou, o nome dos colegas. Converse de forma natural. Se ele não quiser falar, o melhor é não insistir. Isso significa conhecer melhor seu filho.

11- Ajuste a rotina - leve em conta os horários de saída e chegada em casa. Pode ser que seu filho tenha que almoçar mais cedo ou dormir mais cedo. Isso significa tranquilidade.

12- Converse com os profissionais da escola - ajuda a tirar dúvidas, dissipar medos e construir uma relação de parceria. Isso significa confiar na escola.

É possível vivenciar a adaptação escolar como um tempo de crescimento pessoal e fortalecimento dos laços de todos os envolvidos, funcionários da escola, pais e criança. A escola será para a criança um lugar seguro para o qual deseja voltar e conviver com pessoas nas quais poderá confiar.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)