Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


10 dicas para alimentar seu filho quando ele está doentinho

18 de Novembro de 2016 | Alimentação Infantil

Foto: PixabayÉ só mudar a cara do tempo que nossos pequenos começam a adoecer. 

Nariz escorrendo, febre, garganta e todas as "ites" chegam com toda força e, com a mesma força, retiram todo o apetite deles. 

Quer ver mãe perder o chão? Tire o apetite de seu filho.

A inapetência pode variar de criança para criança e de doença para doença, podendo ser o primeiro sintoma de que algo não está bem.

Mas algumas dicas podem te ajudar a enfrentar esta fase terrível e eu estou aqui pra te ajudar:

1- Invista em hidratação

Água é a base da vida! Não deixe de oferecer uma água fresquinha, misturando à água do filtro um pouco de água gelada.

Sucos refrescantes com bases ácidas, como suco de maracujá, limão, laranja e acerola, são boas pedidas, mas lembre-se de oferecer assim que for feito, para aproveitar bem a vitamina C. Evite sucos cremosos como os que levam banana ou manga. Isotônicos não são necessários. Caso seja necessário, faça soro caseiro e vá oferecendo. Vitaminas à base de leite e suco de melancia puro podem causar enjoos e indisposições, principalmente se são servidos em temperatura ambiente.

2- Frutas favoritas

Geralmente os pratos preferidos também não são aceitos, então aposte nas frutas favoritas. Deixe-as lavadas, picadas e sempre à mão. Invista em: laranja descascada, maçã Fuji geladinha, uva sem semente partida ao meio, melancia e melão partidos e de fácil acesso na geladeira.

3- Pratos simples

Se desprenda da obrigação das cinco cores e fibras ideais durante o almoço porque nesses dias não há espaço melhor para aquele arrozinho com ovo, ou salada de tomates, um macarrão com molho simples de tomate ou uma sopinha de legumes.

4- Energia extra em caso de diarreia e vômito

Para crianças que estão sofrendo com diarreias e vômitos, minha avó fazia um prato muito ótimo para restabelecer a energia: 

Refogue alho, cebola, um pouquinho de sal e o arroz branco. Coloque água para cozinhar. Quando o arroz estiver a um ponto de ficar pronto, coloque um pouquinho mais de água, deixe cozinhar mais um pouquinho para formar um caldinho de arroz e retire. O que você dará para a criança é somente a ultima água do cozimento do arroz. É muito levinho, saboroso e dá para a criança um pouco da força que perdeu com o mal estar.

Foto: Pixabay5- Náuseas

Para crianças nauseadas, prefira preparações mornas ou geladas. A comida quando oferecida com vapor pode enjoar por causa do cheiro.

6- Sem novidades

Criança doente não está disposta a experimentar nada. Esta não é a hora de apresentar nenhum alimento novo.

7- Sem obrigar

Não force a barra. Se ela não quiser comer, respeite! Lembre-se de como ficamos quando estamos doentes e pense como seria ruim se alguém nos forçasse a comer.

8- Mantenha a rotina

Continue a rotina alimentar da casa normalmente. Assim, quando o apetite começar a voltar, a criança terá como voltar facilmente aos hábitos alimentares de antes.

9- Comida de verdade

Falta de apetite não pode dar lugar a guloseimas. Devemos oferecer nutrientes, não açúcar e aditivos químicos. Por mais que seja a única coisa que a criança aceita. Não é mimimi ou frescura. Mas se ela vai aceitar algum alimento, melhor que seja comida de verdade!

10- Instinto e afeto

Geralmente uma virose dura cerca de 7 dias. Fique de olho e confie no seu instinto materno. Amor, afeto e carinho são bons ingredientes para curar seu pequenininho!