Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano é definido

12 de Março de 2018 | Saúde

Com informações da SBP

amamentacao1.jpg (79 KB)“Aleitamento materno: a base da vida” é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA, sigla em inglês). De acordo com a rede internacional, “em um mundo repleto de desigualdades, crises e pobreza, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida para crianças e mães”. A ação acontecerá entre os dias 1º e 8 de agosto.

“O tema resume, em uma frase, a importância vital da amamentação. Se não temos uma base sólida em qualquer “construção”, o que vem depois fica ameaçado, pode ruir”, comenta a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno, dra. Elsa Giugliani. Para ela, uma base sólida em saúde “inclui a melhor alimentação possível para a criança, que é o leite materno, proporcionando uma melhor saúde física, mental e emocional da criança, e, assim, contribuindo para uma estrutura inicial (base) fortalecida”.

Nutrição

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas são informar sobre o modo como a amamentação está ligada à boa nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza; vincular a amamentação dentro da agenda de nutrição, segurança alimentar e diminuição da pobreza; envolver-se com indivíduos/organizações que trabalham nessas questões; e motivar as ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

“O intuito é motivar ações para promover a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades”, destaca a dra. Elsa. Segundo a Waba, “todos temos um papel importante a desempenhar para garantir o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de todas as crianças ao redor do mundo”. A presidente do DC destaca ainda que os pediatras exercem papel privilegiado devido à proximidade que têm com as famílias e à influência que têm sobre elas.

Para ela, a contribuição maior que o pediatra pode oferecer à campanha deste ano, e em todos os momentos, é incentivar o aleitamento materno: desde o pré-natal, na sala de parto, na primeira hora de vida, na maternidade, e nas outras fases. Além disso, deve oferecer orientações, apoio e não prescrever fórmulas desnecessariamente, e, durante todo o período de amamentação, apoiar e dar assistência competente às mães e suas famílias.

“Especificamente quanto ao tema da SMAM, o pediatra pode auxiliar na sua divulgação, colaborando assim para aumentar a conscientização da importância da amamentação no presente e no futuro da criança e na redução das desigualdades”, finaliza.

Desde 1992, a SMAM é comemorada na primeira semana de agosto. No Brasil, desde 2007, a SBP tem sido parceira do Ministério da Saúde nas comemorações da Semana em nível nacional. Em abril de 2017, Congresso Nacional sancionou recentemente a lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017, instituindo o Agosto Dourado como o mês do aleitamento materno.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)