Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Escola desenvolve projeto para incentivar crianças a comerem frutas e verduras

04 de Abril de 2017 | Saúde - Nas Escolas

Por Rafaela Matias

Foto: PixabayFazer com que as crianças consumam frutas e verduras (sem cara feia) é um desafio que mobiliza pais e escolas no dia-a-dia. Por isso, quando alguém tem uma ideia bacana nós, da Canguru, fazemos questão de compartilhar.

É o caso do projeto Chefs Kids, desenvolvido pelo Colégio Adventista de Belo Horizonte (Rua Aveiro, 367, São Francisco), que busca explicar a importância do consumo de frutas, legumes e verduras de uma maneira divertida.

A cada duas semanas, os pequenos, com idades ente 4 e 8 anos, trocam os lápis e cadernos por aventais e toucas e colocam a mão na massa, com a supervisão dos professores. A ideia é levar a meninada para a cozinha e possibilitar que eles descubram novos sabores, ao ter contato com frutas e verduras enquanto preparam alimentos saudáveis. Pizza vegetariana, sanduíches, pães e biscoitos fazem parte do cardápio. A próxima aula será realizada na quinta-feira, 6 de abril, na véspera do Dia Mundial da Saúde.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Sandra Storch, as aulas de culinária quebram preconceitos, já que muitas crianças não sabem o porquê de não consumirem certos alimentos. “A resistência a experimentar comidas saudáveis diminui quando eles vêm os coleguinhas provando frutas e verduras”, afirma.

Iniciativas como essa são importante para contornar a preocupante realidade exposta pelo Mapa da Obesidade, produzido pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. De acordo com o documento, o Sudeste tem a maior taxa de obesidade infantil, de 38,8%, entre crianças de 5 a 9 anos. As estimativas mostram que, se nada for feito até 2025, 11,3 milhões de crianças brasileiras estarão com excesso de peso e 427 mil terão pré-diabetes.

Conhece outros projetos bacanas, que incentivam a criançada a se alimentar melhor? Compartilhe com a gente! ;)


Leia também: