Canguru Online - Sugestões pras férias de inverno: 6 destinos em Minas para curtir o frio em família
Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Sugestões pras férias de inverno: 6 destinos em Minas para curtir o frio em família

01 de Junho de 2018 | Diversão - Serviço
Conheça seis localidades mineiras que reúnem ótimas atrações para as famílias curtirem nas férias de inverno

Por Juliana Sodré e Rafaela Matias

OuroPreto_GustavoAndrade.jpg (365 KB)
Vista de Ouro Preto, em foto de Gustavo Andrade

 

Se nas férias de dezembro as piscinas e as praias saltam aos olhos, no recesso de julho as baixas temperaturas podem ser um convite a um passeio por montanhas e ladeiras de Minas. A Canguru selecionou alguns destinos no Estado para curtir em família nesta época do ano em que a gente só consegue lembrar de lareira, chocolate quente e visuais deslumbrantes de inverno.

Tem trajetos históricos em Diamantina e Tiradentes, esportes radicais na cidade de Monte Verde, cenários insólitos nas grutas próximo a Sete Lagoas e passeios de maria-fumaça de Ouro Preto a Mariana, além de intensas programações culturais como as que vão ocorrer em Araxá. Confira.

 

Ouro Preto 

Distância da capital: 96 km
Principal acesso: BR–356

OuroPreto_GustavoAndrade2menor.jpg (510 KB)
Foto: Gustavo Andrade

Além dos passeios tradicionais, a cidade oferece tesouros escondidos que prometem agradar às famílias que passam pelo local. Situada em um terreno extremamente montanhoso e acidentado, a cidade foi a primeira capital de Minas Gerais e guarda, ainda hoje, partes importantes da história. Por isso, o município foi classificado como Cidade Monumento Nacional em 1933. Em 1980, a Unesco declarou Ouro Preto como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Repleta de museus, igrejas e monumentos, a cidade oferece alguns destinos que não podem ficar de fora do tour em família. Entre eles estão o Museu da Inconfidência, a Praça Tiradentes e a Igreja de São Francisco de Assis. A cidade abriga ainda o Parque da Serra do Ouro Branco, que atrai turistas em busca de caminhadas, passeios de bicicleta ou de um tempo para admirar a paisagem.

O passeio de maria-fumaça que leva até Mariana, cidade vizinha, é um dos preferidos da criançada. Além da experiência de andar no antigo transporte, o destino final também é cheio de atrações. A Mina da Passagem é uma das mais famosas e reúne resquícios da exploração do ouro em Minas Gerais. Um pequeno vagão que era usado pelos mineiros leva os turistas a mais de 120 m de profundidade e passeia por entre salões, túneis e lagos subterrâneos.

Em julho, também acontece o Festival de Inverno promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que, neste ano, será entre os dias 6 e 22. O evento sempre tem apresentações artísticas e culturais para todas as idades, oficinas, contação de histórias e exposições. A programação é divulgada no site festivaldeinverno.ufop.br

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Hotel Pousada do Arcanjo
R. S. Miguel Arcanjo, 270, S. Cristóvão, Ouro Preto
Tel.: (31) 3551-4121
www.arcanjohotel.com 

Hotel Solar do Rosário
Rua Getúlio Vargas, 270, Rosário, Ouro Preto
Tel.: (31) 3551-5200
www.hotelsolardorosario.com 

Pousada Clássica
Rua Conde de Bobadela, 96, Centro, Ouro Preto
Tel.: (31) 3551-3663
www.pousadaclassica.com.br 

Pousada Casa Dos Contos
Rua Camillo de Brito, 31, Centro, Ouro Preto
Tel.: (31) 3551-1148
www.pousadacasadoscontosop.com.br 

Grande Hotel de Ouro Preto
Rua Sen. Rocha Lagoa, 164, Centro, Ouro Preto
Tel.: (31) 3551-1488
www.grandehotelouropreto.com.br 

 

Sete Lagoas

Distância da capital: 76 km
Principal acesso: BR–040

setelagoas_pelasestradasdeminas.jpg (42 KB)
Foto: www.pelasestradasdeminas.com.br 

Bem pertinho da capital, a viagem a Sete Lagoas mais parece uma visita a um bairro distante. Mas o local guarda riquezas que a cidade grande deixou que se perdessem. Entre elas, a Gruta Rei do Mato merece destaque. O local foi transformado em 2009 em Unidade de Conservação de Proteção Integral, com intuito de proteger o sítio arqueológico, seus ecossistemas e patrimônios arqueológico e paleontológico. A visitação turística da caverna é feita de segunda a segunda, das 9h às 16h, e conta com infraestrutura com bilheteria, auditório, galeria com exposição de pintura rupestre, banheiros e estacionamento. A idade mínima para realização do passeio é 6 anos.

A Serra Santa Helena também é uma ótima opção para as famílias que querem passear pela cidade. Localizado em um dos pontos mais altos, a 7 km do centro, o lugar atrai, principalmente aos domingos, moradores, turistas e pessoas em busca de descanso e uma bela vista. Além da Capela de Santa Helena, onde fiéis se reúnem para rezar ou apreciar a arquitetura, o espaço é utilizado para a prática de atividades físicas, voos livres de parapente e trilhas. É comum encontrar crianças jogando bola ou soltando pipa no local.

No entorno das sete lagoas que dão nome à cidade, especialmente da Lagoa Paulino, as famílias podem encontrar bares e restaurantes com espaço kids, além de pedalinhos em forma de cisne que divertem a criançada. Ainda no perímetro urbano, as famílias visitam o Centro Cultural Nhô-Quim Drummond, mais conhecido como “Casarão”. Ele abriga hoje as memórias do trapalhão Zacarias, que faleceu em 1990 e deve ganhar, ainda neste ano, um memorial completo em sua homenagem.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

San Diego Veredas Sete Lagoas
Avenida Pref. Alberto Moura, 21.500, Eldorado,
Sete Lagoas − Tel.: (31) 3779-8300
www.nobilehoteis.com.br 

Tulip Inn Sete Lagoas
Avenida Pref. Alberto Moura, 21.001, Jardim
Arizona, Sete Lagoas − Tel.: (31) 3775-5350
www.tulipinnsetelagoas.com 

Atlas Hotel
Av. Cel. Altíno França, 324, Centro, Sete Lagoas
Tel.: (31) 3775-8800
www.hotelatlas.com.br 

Hotel Vila Serrana
Rua Paulo Frontin, 799, Centro, Sete Lagoas
Tel.: (31) 3776-4422
www.hotelvilaserrana.com.br 

Real Hotel
Praça Martiniano Carvalho, 6, Canaan, Sete
Lagoas − Tel.: (31) 3773-3301
www.realhotel.com.br 

 

Araxá

Distância da capital: 362 km
Principal acesso: BR–262

grandehotel_araxa_taua_divulgacao.jpg (216 KB)
Vista do Tauá Grande Hotel, onde vai ocorrer a edição 2018 do Fliaraxá | Divulgação

 

Essa viagem é para famílias que curtem pegar estrada. Mas as horas de carro valerão a pena quando a cidade apresentar suas relíquias, como a fonte Dona Beja, que tem a água mais radioativa do Brasil. Os pais podem ficar tranquilos: ela não é perigosa. Pelo contrário. Localizada entre rochas vulcânicas, dizem que a água mineral que brota na gruta atua no corpo como desintoxicante e agente hipotensivo.

O Mirante do Cristo é outra atração da cidade, situado no alto de Santa Rita, de onde se tem uma visão panorâmica de Araxá. A estátua do Cristo tem aproximadamente dez metros de altura, e a seus pés há placas com trechos da prece publicada pelo Correio de Araxá, em 1966. Ao redor do monumento, ficam instalações e equipamentos do Parque de Lazer José do Pinho. Por lá, podem ser encontrados playground, churrasqueira, lanchonete e sorveteria.

Maior atração turística de Araxá, o Complexo do Barreiro é famoso pelo poder medicinal de suas águas e da lama. A 5 km do centro, o local é ideal para o lazer e descanso e está rodeado por colinas e muito verde. Ele apresenta características vulcânicas e passou por transformações geológicas profundas nos últimos 80 milhões de anos.

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho, a cidade recebe ainda a sétima edição do Fliaraxá, festival literário que será realizado no Tauá Grande Hotel de Araxá. Na programação (www.fliaraxa.com.br), há apresentações teatrais, oficinas e brincadeiras para toda a família.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá
Rua Águas do Araxá, s/n, Barreiro, Araxá
Tel.: (31) 3236-1900
www.tauaresorts.com.br 

Hotel Nacional Inn Previdência Araxá
Av. do Contorno, 80, Estância do Barreiro, Araxá
Tel.: (34) 3669-8888
www.nacionalinn.com.br 

Plaza Inn Flat Araxá
Rua Calimério Guimarães, 180, Centro, Araxá
Tel.: 0800 283 5111
www.alliahotels.com.br 

Fenix Hotel Araxá
Av. José Ananias de Águiar, 5.145, Conjunto Hab.
Boa Vista, Araxá − Tel.: (34) 3669-6650
www.fenixhoteis.com.br 

Hotel Pousada Dona Beja
Av. Min. Olavo Drummond, 45, São Geraldo,
Araxá − Tel.: (34) 3201-3000
www.hoteldonabeja.com.br 

 

Monte Verde

Distância da capital: 480 km
Principal acesso: BR–381, sentido São Paulo

Avenida Monte Verde_AHPMV_Divulgacao.jpg (336 KB)
Foto: Associação de Hoteis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV) / Divulgação

 

Localizado no Sul de Minas, Monte Verde é um distrito de Camanducaia (MG). Conhecida pelas baixas temperaturas e arquitetura de estilo europeu, a região fica no meio da Serra da Mantiqueira e também é chamada de “Suíça Mineira”. No inverno, a temperatura pode chegar a -10ºC, fato que ajuda a alimentar o toque europeu da região. Com natureza exuberante, Monte Verde oferece uma série de passeios e atrativos que agradam a pessoas de todas as idades. Tem galerias com lojas diversas para compras, passeios a cavalo, charretes, jipe, quadriciclo, motos, avião e bike, patinação no gelo, trilhas e cachoeiras, entre outras atrações.

O passeio do pinheiro velho, por exemplo, é uma caminhada que sai da avenida principal do distrito e leva os turistas para uma atitude de 1.560 m, onde há um aeroporto e um mirante. De lá, é possível fazer fotos com belas paisagens e vislumbrar a araucária mais antiga da cidade, com cerca de 500 anos.

Para os que curtem esportes mais radicais, no centro da cidade é possível contratar passeios de rafting, podendo descer as corredeiras do Rio Jaguari, que corta a região com botes infláveis, num dos cinco melhores trechos de rafting do Brasil, com corredeiras e cachoeiras de até oito metros de altura. Os passeios com guias permitem aos visitantes acesso a lugares aos quais talvez não chegariam sozinhos.

Outra atração é o city tour que permite um conhecimento mais geral da vila, também com auxílio de guias, passando por pontos turísticos, construções locais, criatórios de peixes, fábricas de chocolate, mirante, entre outras atrações. Nesse passeio, o turista pode ver curiosidades como um motor a vapor, o mesmo das locomotivas, que abastecia o sistema de energia da vila, que foi fundada por um casal de imigrantes da Letônia, até 1969.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Pousada Villa D'Amore
Rua das Constelações, 609, Monte Verde
Tel.: (35) 3438-1398
www.villadamore.com.br 

Pousada Carícia do Vento
Rua Parelha, 128, Centro, Monte Verde
Tel.: (35) 3438-2828
www.pousadacariciadovento.com.br 

Pousada Suíça Mineira
Av. Monte Verde, 1.950, Centro, Monte Verde
Tel.: (35) 3438-2842
www.pousadasuicamineira.com.br 

Kuriuwa Hotel
Rua do Bosque, 309, Jardim das Montanhas, Monte
Verde − Tel.: (35) 3438-1959
www.kuriuwahotel.com.br 

Hotel Saint Michel
Avenida Sol Nascente, 365, Monte Verde
Tel.: (35) 3438-2390
www.saintmichel.com.br 

 

Tiradentes

Distância de BH: 192 km
Principal acesso: via BR–040 e BR–383

Tiradentes-Maria-Fumaca-Manobra_pelasestradasdeminas.jpg (97 KB)
Foto cedida pelo site www.pelasestradasdeminas.com.br 

 

A pequena Tiradentes tem inúmeros motivos para ser um bom passeio em família. A cidade, além de histórica, é conhecida por receber diversos festivais culturais (de cinema, fotografia, gastronomia, teatro e música, para citar alguns). Tombada pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, Tiradentes possui um dos conjuntos mais bem-preservados da arte barroca no Brasil.

Localizada na região do Campo das Vertentes, cujos municípios integram a trilha dos Inconfidentes, Tiradentes tem ladeiras de pedras cravadas por escravos da época da exploração do ouro – uma marca da cidade, inclusive –, uma verdadeira viagem através da história do país. São inúmeras igrejas, museus e monumentos. Tem também um passeio em uma centenária maria-fumaça que leva à São João del-Rei, cidade vizinha também muito rica em história. Outro passeio que merece ser feito na vizinhança é pelo pequeno distrito de Bichinho, onde é possível ter acesso a uma variedade rica de artesanato e ver a famosa “Casa Torta”, um espaço lúdico e interativo que as crianças adoram visitar.

Em junho e julho deste ano já estão programados o Bike Fest Tiradentes (de 20 a 24 deste mês), o Encontro de Congado (29 de julho) e atrações musicais de jazz e blues (datas variadas).

A cidade é pequena, aconchegante e com ótimas opções de passeio. Vale uma pesquisa sobre os inúmeros acontecimentos para garantir ainda mais a diversão de acordo com os gostos culturais da família.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Casa-Torta-Bichinho-MG-pelasestradasdeminas.jpg (72 KB)
Casa torta de Bichinho | Foto: www.pelasestradasdeminas.com.br 

Pousada Boutique Oratório
Rua Herculano José dos Santos, 97, Alto da
Torre, Tiradentes − Tel.: (32) 3355-2232
pousadaoratorio.com.br

Pousada Pequena Tiradentes
Av. Gov. Israel Pinheiro, 670, Tiradentes
Tel.: (32) 3355-1262
pequenatiradentes.com.br

Pousada Vivenda
Rua José Batista de Carvalho, 39, Parque das
Abelhas, Tiradentes − Tel.: (32) 3355-1982
pousadavivenda.com.br

Pousada Don Quixote
R. Francisco Pereira Morais, 69, Tiradentes
Tel.: (32) 3355-1929
pousadadonquixote.com.br

Solar da Ponte
Largo das Mercês, s/n, Tiradentes
Tel.: (32) 3355-1255
solardaponte.com.br

 

Diamantina

Distância de BH: 296 km
Acesso pela via BR–040/BR–135 e BR–259

diamantina_divulgacaoprefeitura.jpg (276 KB)
Foto: Prefeitura de Diamantina / Divulgação

 

Diamantina é daquelas cidades que todo mineiro que se preze tem que conhecer. O passeio por lá leva a trechos relevantes da história mineira. A cidade ganhou fama com a descoberta de pedras preciosas no século XVIII e por suas personalidades ilustres, como Chica da Silva e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

O título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1999, colocou a cidade no cenário mundial e atrai apreciadores da arquitetura barroca. Localizada em meio à Serra do Espinhaço, Diamantina é recheada de grutas e cachoeiras que também atraem visitantes.

Outro ponto marcante da cidade são as festas culturais, como as serestas que deram origem à vesperata – um verdadeiro concerto noturno ao ar livre. As bandas de música reúnem uma multidão na Rua Quitanda, em dois sábados por mês, de abril a outubro. Durante a vesperata, as sacadas dos sobrados e dos casarões são tomadas por músicos que complementam a apresentação das bandas, muitos com trajes típicos da época do Brasil Colônia.

Quem visita Diamantina costuma dizer que por ali a impressão é que o tempo parou, com trilhas, caminhos de pedras, ladeiras, casarões, história e costumes de uma época que poucos lugares no país conseguem reviver com tanta peculiaridade.

MELHORES HOSPEDAGENS PARA QUEM VIAJA EM FAMÍLIA
De acordo com viajantes que fizeram avaliações no site TripAdvisor

Pousada Vila do Imperador
Rua do Rosário, 71, Diamantina
Tel.: (38) 3531-3061
pousadaviladoimperador.com.br

Pousada Capistrana
Rua Campos Carvalho, 35, Diamantina
Tel.: (38) 3531-6560
pousadacapistrana.com.br

Estância do Salitre Hotel Fazenda
Estrada Extração, em frente à Gruta do Salitre,
Diamantina − Tel.: (38) 3531-1526
estanciadosalitre.com.br

Diamante Palace Hotel
Av. Silvio Felício dos Santos, 1.050, Bom Jesus,
Diamantina − Tel.: (31) 97577-8518
diamantepalace.com.br

Hotel Tijuco
R. Macau de Baixo, 211, Diamantina
Tel.: (38) 3531-1022
hoteltijuco.com.br

 

 Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)