Consulte a Melhor Programação para o seu filho

Consulte a melhor programação para o seu filho

Ver todas as atrações


Raio X: saiba tudo o que a Savassi oferece de mais legal para as crianças

01 de Outubro de 2017 | Diversão
Conheça um pouco sobre o bairro e veja as atrações que ele reúne para a meninada se divertir em família

Por Rafaela Matias

BrunoLiu_Gustavo Andrade_1.jpg (164 KB)
Bruno Liu, 4, passeia todos os fins de semana na Savassi | Foto: Gustavo Andrade

 

Bruno Liu, de 4 anos, sabe bem qual é o seu lugar preferido na cidade. Todos os domingos, ele e a sua mãe, a pediatra Priscila Menezes Ferri Liu, vão à Praça Diogo de Vasconcelos, no coração da Savassi, para brincar, comer e admirar as fontes d’água. “Moramos no Santo Antônio, que é um bairro muito agradável, mas tem poucos locais para passear com crianças pequenas, principalmente por ter ruas muito íngremes. Então, acabamos escolhendo a Savassi como ponto de passeio”, conta a mãe. A intimidade é tanta que Bruninho até apelidou a praça: para ele, é a “praça das águas”. Ali, ele aprendeu a andar de bicicleta e patins e a admirar os pássaros e a natureza. E seu irmãozinho, Gabriel, de apenas 8 meses, segue o mesmo caminho e já acompanha a família nos passeios dominicais.

O carinho de Bruno pelo bairro traduz o sentimento de muitas famílias. A Savassi tem praças, shoppings, sorveterias, lojas de brinquedos, festivais de rua... O que não falta é programação. Além disso, a região conta com ciclovias, áreas verdes e quarteirões fechados, com pouca ou nenhuma circulação de veículos – a receita perfeita para um passeio tranquilo.

Veja no mapa abaixo algumas das atrações e programe-se para desbravar o bairro junto com os pequenos:

 

MapaSavassi.jpg (167 KB)

MapaSavassi2.jpg (221 KB)

Para brincar na praça

A Praça da Liberdade, por si só, é um baita chamariz para a criançada. Tem pipoca, área verde e grandes corredores por onde a garotada pode brincar, correr e andar de bicicleta. Seria o suficiente para se divertir o dia todo, mas os centros culturais que rodeiam o espaço formam uma atração à parte. O Circuito Liberdade, como é chamado o complexo de 15 instituições, incluindo museus, teatros e centros de cultura, é um importante equipamento cultural e artístico de Belo Horizonte e – boa notícia! – tem muitas atrações para a criançada. Veja alguns dos locais aonde levar os pequenos:

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A biblioteca tem mais de 570 mil exemplares disponíveis, incluindo obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros. O setor infantojuvenil oferece livros, quadrinhos, revistas e jogos, em ambientes adaptados especialmente para esse público. Teatro, espaço de oficinas, espaço juvenil, brinquedoteca e vários eventos culturais são um convite permanente à entrada no mundo das palavras.

Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB Belo Horizonte tem 1.200 m² de área expositiva. Traz grandes mostras nacionais e internacionais e tem programa educativo, dois cafés e livrarias, além de uma agenda que recebe eventos nas áreas de artes cênicas, cinema, artes visuais, música e educação, oferecendo à população uma programação regular, diversificada, com qualidade e acessível a todos os públicos.

InfoSavassi.jpg (107 KB)Espaço Do Conhecimento UFMG

No Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG, o público tem uma visão de 180º x 360º: todo o ambiente se transforma em cinema imersivo, com sensação de profundidade e total envolvimento. São realizadas sessões comentadas pela equipe de astronomia do museu e sessões de filmes digitais. Instalado no quinto andar, com cadeiras reclináveis e sala climatizada, o Planetário tem capacidade para 65 pessoas e funciona em sessões regulares ao longo de todo o dia. Ainda acontecem contações de histórias e oficinas para as crianças no espaço.

Memorial Minas Gerais Vale

Só o espaço do Memorial já é um passeio divertido. A alma e as tradições de Minas são contadas de forma interativa e contemporânea, instigando o visitante a descobrir a história e os costumes mineiros de uma forma diferente. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam o público em um percurso do século XVIII até os dias atuais. Personagens ilustres, vilas barrocas, grandes autores, cidadãos comuns, moda, comida típica e artesanato estão representados nos 31 espaços que compõem o Memorial. Para encerrar o passeio, vale visitar o café, que também funciona como área para exposições. Para acessar o espaço, os pequenos recebem emprestado um kit com binóculo, lanterna, lupa, espelho e um mapa, com um percurso especial para a criançada. O projeto Eu, Criança, no Museu!, voltado especialmente para a meninada, traz espetáculos aos fins de semana, com entrada gratuita. As retiradas de senhas acontecem uma hora antes do evento e estão sujeitas à lotação da casa.

MM Gerdau – Museu Das Minas e do Metal

O espaço apresenta a história da mineração e da metalurgia de forma lúdica, criativa e tecnológica por meio de atrações como o elevador virtual, que simula a descida à mina de ouro de Morro Velho, em Nova Lima, com mais de 2.000 m de profundidade. Há um telescópio invertido, o Chão de Estrelas, para observar os minerais (incluindo banquinhos para que as crianças menores possam acessar o equipamento). O Inventário Mineral, que apresenta o acervo do antigo Museu de Mineralogia Djalma Guimarães, e a tabela periódica interativa são outras atrações do MM Gerdau. Para ajudar a desvendar o universo dos minerais, das minas e do metal, o museu conta com ações gratuitas realizadas por seu projeto educativo. Com uma equipe multidisciplinar, o Educativo do MM Gerdau tem a missão de instigar e fomentar a construção do conhecimento a partir dos conteúdos temáticos presentes no museu.

 

InfoSavassi2.jpg (120 KB)

FIQUE DE OLHO!

Confira a programação completa do mês das crianças em toda a cidade, atualizada diariamente, em nosso #RoteiroCanguru ;)